A empresa Águas Interior Norte, que vai ser constituída na sexta-feira, em Vila Real, vai servir cerca de 105 mil habitantes de oito municípios e visa o ganho de escala e eficiência na gestão da água.

A cerimónia de constituição da empresa intermunicipal, que vai ter sede na cidade de Vila Real, vai ser presidida pelo ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes.

A Águas Interior Norte junta os municípios de Vila Real, Santa Marta de Penaguião, Mesão Frio, Sabrosa, Murça e Peso da Régua (distrito de Vila Real), e ainda Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta (distrito de Bragança),

O objetivo é que, no primeiro trimestre de 2020, os clientes comecem a receber em suas casas faturas já emitidas pela nova entidade.

De acordo com a autarquia de Vila Real, a sociedade intermunicipal Águas do Interior Norte vai assumir a gestão delegada dos serviços de abastecimento de água e drenagem de águas residuais nos territórios envolvidos para que estes serviços sejam efetuados "com qualidade, de forma eficiente, financeiramente sustentável e a um preço socialmente justo".

“Um dos objetivos na constituição da empresa é ganharmos eficiência na gestão deste bem essencial, para que possamos, assim, ter a possibilidade de redução de tarifas”, afirmou hoje à agência Lusa Carlos Silva, vereador e presidente do conselho de administração da Empresa Água e Resíduos de Vila Real (EMARVR).

Permite ainda, segundo o autarca, aceder a fundos para investimentos que só estão disponíveis para entidades agregadas.

“Permite-nos candidatar a esses apoios para desenvolvermos um conjunto de investimentos que são vitais para que essa eficiência possa ocorrer”, salientou.

A Águas do Interior Norte submeteu ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) candidaturas num investimento global de 17 milhões de euros, para intervenções nas redes de saneamento e reabilitação de Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), que visam a despoluição de massas de água

Foi também submetida ao POSEUR uma candidatura, no valor 14 milhões de euros, para controlo e redução de perdas nos sistemas de distribuição e adução de água, nos concelhos abrangidos pela empresa.

Em setembro, a Câmara de Vila Real anunciou que o Tribunal de Contas concedeu o “visto prévio” para a constituição da Águas do Interior Norte.

O processo de criação da nova empresa intermunicipal teve início há cerca de dois anos com a elaboração dos estudos jurídico-financeiros e foi conduzido pela EMARVR, em "estreita articulação" com técnicos de todos os municípios envolvidos e com o auxílio de algumas entidades externas.



PARTILHAR:

Oito estudantes intoxicados devido a inalação de monóxido de carbono

Interior deve ter medidas de desenvolvimento adaptadas a cada território