Estudantes universitários vão ajudar, em regime de voluntariado, a combater o insucesso escolar entre as crianças de três bairros sociais da cidade de Vila Real, no âmbito do projeto «+ Social» implementado pela autarquia local.

Armando Vieira, do conselho de administração da empresa municipal Vila Real Social, disse à Agência Lusa que o «+ Social» consiste na remodelação de três espaços nos bairros sociais de Vila Nova, Parada de Cunhos e São Vicente de Paula.

O programa visa a adaptação de espaços nos bairros que não estão a ser aproveitados, como garagens, rés-do-chão ou caves, em zonas de convívio multigeracional. O investimento previsto é de cerca de 150 mil euros. O espaço de Parada da Cunhos é o primeiro a ficar concluído e entra em funcionamento em junho.

«A ideia é prestarmos mais apoios às famílias e, por exemplo, aos jovens estudantes que, tendo dificuldades no ensino normal e sem recursos para os centros de explicações, possam ali encontrar alguém que os ajude a fazer os trabalhos de casa e a prepararem-se para os testes ou exames», referiu.

E é aqui que entram os universitários finalistas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Em regime de voluntariado, os estudantes vão para estes bairros apoiar os mais novos, por exemplo, dando explicações às crianças, de forma a ajudar a combater o insucesso escolar.

Os voluntários, das mais diversas áreas de ensino da UTAD, desde Letras, Enfermagem ou Desporto, serão acompanhados técnicos especializados.

O «+ Social» surge de um estudo sobre a caracterização da habitação social, que identificou como principais problemas o insucesso escolar, o envelhecimento, o desemprego, os fracos rendimentos e a dependência dos apoios sociais.

Para a elaboração do estudo, foram feitos cerca de 2.000 inquéritos, num trabalho porta-a-porta que faz o retrato dos moradores, desde a faixa etária predominante, aos rendimentos, passando pela forma como passam o seu tempo livre ou pelas principais necessidades e preocupações.

A autarquia quer também incrementar atividades lúdicas, como grupos de cantares ou danças, de forma a envolver e ocupar também a população mais idosa.

«Queremos criar espaços para que as diferentes gerações dos bairros se encontrem e se ajudem mutuamente. A ideia é que cada espaço corresponda às necessidades de cada bairro», salientou Armando Vieira.

O município instituiu ainda o prémio de mérito escolar para incentivar as crianças nos estudos e vai avançar com projetos de requalificação do Bairro da Araucária, construído há 30 anos.

Atualmente, a Vila Real Social gere cinco bairros, com mais de 700 habitações e 2.000 habitantes.



PARTILHAR:

6 cervejas artesanais rotuladas

Após procissão em honra de Nossa Sra de Fátima