O Sindicato de Profissionais de Polícia (SPP) denunciou, esta sexta-feira, uma dívida de 10.777 euros a 30 polícias de Vila Real por serviços remunerados prestados há cerca de um ano no Centro de Saúde de Mateus.

O dirigente sindical Fernando Seixas referiu que o atraso no pagamento dos serviços remunerados está a afetar 30 polícias, alguns dos quais têm a receber cerca de 500 euros.

O responsável referiu que a dívida total ascende aos 10.777 euros por serviços prestados entre 01 de março e 10 de abril de 2011, no Centro de Saúde e Serviço de Urgências de Mateus.

Entretanto, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) suspendeu este tipo de trabalho com a PSP na capital de distrito.

Fernando Seixas salientou que já foram enviados três ofícios à ARS Norte a requisitar o pagamento das faturas mas, segundo frisou, na resposta transmitida por telefone, apenas lhe foi dito que se está «à espera de cabimento orçamental» por parte do Ministério da Saúde. «Um argumento próprio de caloteiros», sublinhou.

Contactada pela Lusa, fonte da ARS Norte reconheceu o valor em dívida e afirmou que o Conselho Diretivo deste organismo pretende liquidá-lo no «mais breve espaço de tempo possível».

No entanto, acrescentou que o atual Conselho Diretivo verificou que, desde 2004, «a prestação de serviço em questão não estava autorizada de acordo com a legislação em vigor, nomeadamente pelo facto de não ter sido celebrado qualquer contrato nem, decorrente dessa inexistência, cabimentada previamente a verba a disponibilizar mensalmente».

Assim, segundo a fonte, a ARS Norte instruiu os Serviços Jurídicos no sentido de ver «encontrada a forma, legal, para não só poder liquidar a faturação em atraso, como averiguar devidamente a forma como a prestação de serviço foi efetuada».



PARTILHAR:

Requalificação do cais do Pinhão

Marcolino versus Sá