A autarquia de Vila Real vai elaborar regulamentação que incentive a utilização de energias renováveis em habitações a partir de determinadas volumetrias. A edilidade vai também exigir que todos os edifícios públicos a construir sejam equipados com sistemas fotovoltaicos (painéis solares).

A intenção foi manifestada pelo presidente da Câmara de Vila Real, Manuel Martins. \"Tudo faremos para que todos os edifícios públicos que se sejam edificados sejam dotados de equipamentos que permitam o uso de energias limpas, nomeadamente a que advém dos raios solares. Julgo que estamos a contribuir para evitar o consumo de energias tradicionais, concretamente as fósseis, porventura mais poluentes\" acrescentou.

Manuel Martins adiantou que \"a Câmara de Vila Real, vai regulamentar, em termos urbanísticos, de modo a exigir que as habitações, a partir de um certo montante e volumetria, passem obrigatoriamente a ter incorporados sistemas fotovoltaicos\". O presidente da Câmara acrescentou que as próximas obras de interesse público a construir em Vila Real obedecerão já às novas regras de utilização obrigatória de colectores solares, o que acontecerá com as novas piscinas municipais, o pavilhão gimnodesportivo, o Palácio de Congressos e o Centro de Ciência Viva.

De referir que, em Portugal Continental, apenas 1% das habitações possuem equipamentos de energia solar. O uso dos colectores solares aplica-se, predominantemente, no aquecimento de piscinas, águas e produção vapores . Vila Real é uma das zonas do país com maior potencial em matéria de exposição à luz solar.



PARTILHAR:

Reboredo (Alfarela de Jales)

Concentrar e racionalizar