A EDP informou que está a instalar uma central móvel de média tensão e geradores de emergência no vale da Campeã, Vila Real, para resolver a falha de eletricidade provocada pela queda de postes devido ao gelo.

A falha de energia nestas aldeias do vale da Campeã sente-se desde terça-feira à tarde.

Esta manhã estavam sem luz, segundo afirmou o presidente da Junta de Freguesia da Campeã, Jorge Maio, cerca de 1.200 pessoas e 600 casas, uma situação que fechou as escolas primárias e do pré-escolar e ainda condicionou o funcionamento dos estabelecimentos comerciais.

Fonte da EDP Distribuição disse à agência Lusa que a empresa está a ligar, ao final desta tarde, uma central móvel e mais geradores de emergência nesta freguesia e salientou que, assim que estes equipamentos estiverem ligados, as pessoas vão ter luz em casa.

Toda a linha que abastece esta freguesia está danificada. Os postes de média e baixa tensão, a maioria deles localizados na serra do Marão, cederam ao peso do gelo e acabaram por cair.

A fonte explicou que está a ser necessário cortar algumas árvores para criar acessibilidades aos locais, mas os trabalhos no terreno estão a ser dificultados pelas condições atmosféricas, como a chuva que se fez sentir hoje, ainda o vento e, para o final desta tarde e noite, está prevista a queda de neve.

A empresa está ainda a fazer reparações em zonas de acesso difícil em Lamego, distrito de Viseu, e Mogadouro, distrito de Bragança.

Para responder às necessidades, a EDP mobilizou cerca de 300 trabalhadores, alguns dos quais foram deslocados de Portimão, Portalegre, Aveiro ou Leiria.

O autarca da Campeã, Jorge Maio, contou que a falta de energia está a "ser um verdadeiro desespero para as pessoas".

Como consequências elencou as famílias que não têm possibilidade de aquecer as suas casas, as explorações agrícolas que estão com dificuldades devido às ordenas, as escolas primárias e do pré-escolar permanecem fechadas, tal como os comércios.

Alcides Pereira, de 65 anos e de Aveçãozinho, disse à Lusa que os dias têm sido complicados, já que está frio e não tem como aquecer a casa.

"O aquecimento é ligado à luz e não o podemos acender. O pior, agora, é as arcas que estão a descongelar e a carne pode-se estragar. De resto a televisão a gente bem se remedeia sem a ver e a comida é feita no fogão a gás", contou.

A proteção civil municipal de Vila Real informou que está prevista a queda de neve entre as 18:00 de hoje e as 9:00 de sexta-feira, acima dos 800 metros, e aconselhou os cidadãos a adotarem as medidas preventivas e comportamentos adequados, nomeadamente no que diz respeito à circulação automóvel.



PARTILHAR:

Aldeias do Planalto Mirandês sem energia elétrica desde quarta-feira

"Grande quantidade" de explosivos encontrados na aldeia de Paredes