Os distritos de Viseu e de Vila Real são os mais afetados com falhas de eletricidade, devido ao mau tempo que está a assolar Portugal Continental, informou esta noite a EDP Distribuição.

Em declarações à agência Lusa, a diretora de comunicação da EDP Distribuição, Fernanda Bonifácio, adiantou que estes são os distritos mais afetados pelas falhas de energia elétrica, “devido à chuva e às rajadas de vento”, mas ressalvou que não é possível precisar o número de pessoas afetadas.

O vento derruba postes e árvores que derrubam linhas e postes é a situação mais comum. 

“Nós conseguimos resolver as situações que decorreram da depressão Elsa, mas, entretanto, tivemos o Fabien e a rede ainda está debilitada”, apontou.

Fernanda Bonifácio referiu ainda que nalgumas zonas do país, nomeadamente no distrito de Coimbra, foi necessário desligar postos de distribuição devido às situações de cheia que se registaram.

Contudo, a responsável de comunicação da EDP ressalvou que “as equipas continuam no terreno a avaliar todos os estragos”, apesar das “dificuldades de movimentação”.

A EDP tem previsto para domingo, pelas 15:00, um novo ponto de situação sobre os constrangimentos originados pela depressão Fabien na rede de abastecimento de eletricidade, adiantou.

Os fortes efeitos do mau tempo, que se fazem sentir desde quarta-feira, já provocaram dois mortos, um desaparecido, deixaram 144 pessoas desalojadas e 320 pessoas deslocadas por precaução, registando-se mais de 11.200 ocorrências no continente português, na maioria inundações e quedas de árvore.

Só este sábado, registaram-se mais de 1.700 ocorrências.

O mau tempo provocado pela depressão Elsa, entre quarta e sexta-feira, a que se juntou hoje o impacto da depressão Fabien, provocou também condicionamentos na circulação rodoviária e ferroviária, bem como danos na rede elétrica, afetando a distribuição de energia a milhares de pessoas, em especial na região Centro.

No balanço realizado às 20:00 de hoje, a Proteção Civil indicou que a situação mais complicada continua a ser a registada no distrito de Coimbra, sublinhando que os rios Mondego e Tejo (na zona de Constância) se encontram em alerta vermelho.

O IPMA já havia alertado para os efeitos da depressão Fabien, em especial no Norte e no Centro, estando previstos intensos períodos de chuva e vento forte de sudoeste, com rajadas que podem atingir 90 km/hora no litoral norte e centro e 140 km/hora nas terras altas.

Prevê-se que estes efeitos vão diminuindo e que se registe uma melhoria gradual do estado do tempo a partir de domingo.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar entre as 21:00 de hoje e as 12:00 de domingo em aviso vermelho, devido à agitação marítima.

 

Mau tempo: EDP prevê resolver falhas de eletricidade até segunda-feira

 

 A EDP Distribuição prevê resolver até segunda-feira todas as falhas de eletricidade nas redes de alta e média tensão provocadas pelo mau tempo, sem previsão ainda para a resolução na baixa tensão, disse hoje a empresa.

Em declarações à Lusa, a diretora de comunicação da EDP Distribuição, Fernanda Bonifácio, adiantou que no sábado ficaram resolvidas as situações decorrentes da depressão Elsa, mas a partir do meio da tarde de sábado e durante a madrugada de hoje "houve muitos incidentes" provocados pela depressão Fabien, sobretudo nos distritos de Vila Real e Viseu.

"As equipas continuam a trabalhar no sentido de resolver as situações, mas há muitas dificuldades de mobilidade devido às inundações e à queda de árvores", explicou Fernanda Bonifácio.

A responsável pela comunicação da EDP afirmou que, apesar das dificuldades, "os trabalhos estão a correr bem e amanhã [segunda-feira] todas as situações deverão estar resolvidas na alta e na média tensão".

"O que nos começa a preocupar agora é a baixa tensão, que leva a eletricidade às casas das pessoas", disse, acrescentando que a EDP está a registar "todas as avarias" reportadas através do ‘call center’ da empresa.

A diretora de comunicação disse não ser possível contabilizar o número de pessoas afetadas, pelo facto de o valor estar sempre a mudar.

Os fortes efeitos do mau tempo, que se fazem sentir desde quarta-feira, já provocaram dois mortos, um desaparecido, deixaram 144 pessoas desalojadas e 320 pessoas deslocadas por precaução, registando-se mais de 11.200 ocorrências no continente português, na maioria inundações e quedas de árvore.

O mau tempo provocado pela depressão Elsa, entre quarta e sexta-feira, a que se juntou no sábado o impacto da depressão Fabien, provocou também condicionamentos na circulação rodoviária e ferroviária.



PARTILHAR:

Festa de Santo Estevão na Torre de Dona Chama

Mogadouro aprovou moção de “salvaguarda” na venda de barragens