O Seminário de Vila Real cedeu a uma empresa do ramo hoteleiro, por 30 anos, parte do seu edifício para utilização para fins turísticos, anunciou hoje em comunicado a diocese local.

Em comunicado, a Diocese de Vila Real referiu que do acordo assinado na sexta-feira resultará também “a reabilitação de todo o edifício e outras contrapartidas”.

“Este ato concluiu um longo processo de negociação com a empresa, acompanhado de uma alargada auscultação de várias instâncias da Igreja. Importa esclarecer que na ala sul do edifício continuará a funcionar o seminário e outros serviços diocesanos como os secretariados e o Centro Católico de Cultura”, revela a diocese.

Segundo a diocese, “este passo garante uma solução para o estado de progressiva degradação do edifício, assegurando ainda a sua plena utilização e rentabilização”.

“De facto, nos anos mais recentes apenas uma pequena parte do edifício estava a ser usada. Uma área está arrendada a uma empresa e outra é usada pela comunidade do seminário que nos últimos dois anos teve apenas um aluno”, lê-se ainda na publicação.

A diocese não revelou os valores envolvidos no contrato de cedência do espaço.

Em 17 de outubro de 2018, o reitor do seminário diocesano de Vila Real revelou essa possibilidade à Lusa, assinalando que iria manter uma parte do edifício histórico reservada aos alunos seminaristas.

Nessa ocasião, António Abel Canavarro deu conta de que as negociações com um grupo hoteleiro estavam “bem encaminhadas”.

O responsável acrescentou que os serviços do seminário têm capacidade para acolher cerca de 20 alunos.

O seminário chegou a ter mais de 300 alunos na década de 60 do século passado. Depois, em 1968, os alunos passaram a ir também para o Porto, para o Seminário Maior. Na década de 90, ainda andavam em Vila Real à volta de uma centena de seminaristas.

Foto: AP



PARTILHAR:

Câmaras de Miranda do Douro e Mogadouro alvo de buscas da PJ

Laboratório no concelho de Mirandela alvo de buscas da PJ