Iniciativa ‘Parlamento Europeu à sua porta’ estará na Praça do Município de Vila Real, na Avenida Carvalho Araújo, entre os dias 23 e 25 de abril.

•    Conversas e debates incentivam ao contacto direto entre cidadãos e eurodeputados.

•    Projeto-piloto na Europa tem início em Portugal e mostra como funciona a casa da democracia europeia.

O Parlamento Europeu inaugura a sua digressão por sete cidades portuguesas em Vila Real. A respetiva sessão de abertura ocorrerá no dia 24 de abril, pelas 11h, e contará com a presença do Vice-Presidente do Parlamento Europeu, Pedro Silva Pereira. Estarão também presentes o Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos, e o Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes.

O arranque da iniciativa ‘Parlamento Europeu à sua porta’ acontece na Avenida Carvalho Araújo, em Vila Real, onde uma estrutura móvel acolherá durante três dias todos os que pretendam conhecer melhor o trabalho da instituição europeia.

Realidade virtual imersiva, tecnologia interativa, debates e outras atividades procuram mostrar como o Parlamento Europeu toma decisões que fazem a diferença no dia a dia dos cidadãos. 

O ‘Parlamento Europeu à sua porta’ é uma oportunidade para os cidadãos conhecerem melhor os seus representantes e fazerem ouvir as suas opiniões junto dos eurodeputados, ao mesmo tempo que divulga projetos apoiados pela União Europeia nesta região.

A estrutura vai ainda receber atividades de criação artística, momentos musicais ao vivo, ações de sensibilização para a redução do desperdício, e workshops de fotografia e vídeo, entre 23 e 25 de abril.

O programa completa das atividades encontra-se em anexo.

Depois de Vila Real, seis outras cidades portuguesas vão receber a iniciativa até junho: 

  • Viseu, 30 de abril a 2 de maio;

  • Coimbra, 9 a 11 de maio;

  • Évora, 27 a 29 de maio;

  • Braga, 3 a 5 de junho;

  • Porto, 9 a 11 de junho;

  • Portimão, entre 17 e 19 de junho.

Fotografia: António Pereira


PARTILHAR:

Santa Marta de Penaguião avalia potencial da serra do Marão para aposta na castanha

Plataforma quer ajudar integração de ucranianos em Vila Real