Um homem de 34 anos foi detido pela suspeita do crime de incêndio florestal, em Vila Real, depois de uma queima de sobrantes autorizada que se terá descontrolado, anunciou hoje a GNR.

O Comando Territorial de Vila Real disse, em comunicado, que o incêndio aconteceu no domingo, na localidade de Testeira, no concelho de Vila Real.

Segundo a Guarda, após um alerta, os elementos do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) deslocaram-se para o local, onde apuraram que “o incêndio teve origem numa queima de sobrantes florestais, autorizada, que se descontrolou devido à projeção de faúlhas incandescentes, provocando um incêndio que consumiu mato”.

Na sequência das diligências policiais efetuadas, o autor da queima foi identificado e, posteriormente, constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Vila Real.

A GNR reforçou que as queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal.

E lembrou que a realização de queimadas, de queima de amontoados e de fogueiras é interdita sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural “muito elevado” ou “máximo”, estando dependente de autorização ou de comunicação prévia noutros períodos.



PARTILHAR:

Pulseira eletrónica para homem de 54 anos que agredia mãe

ICNF avalia alegado ataque de lobos a rebanho após morte de 9 animais em Mogadouro