O futuro túnel do Marão, que vai integrar a ligação por auto-estrada (A4) entre as cidades de Amarante e Vila Real, vai ser o maior túnel rodoviário do país, com cerca de seis quilómetros, e deverá estar concluído em Agosto de 2011.

O concurso público internacional para a ligação em auto-estrada, em cerca de 30 quilómetros, entre as duas cidades, foi lançado há poucos dias pelo Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, com quase um ano de atraso em relação à calendarização inicial do próprio Governo. O concurso implica a concepção, construção, financiamento, exploração e conservação do novo troço da A4, com custos para o utilizador, ou seja, com portagens, pelo menos até Vila Real. O túnel propriamente dito vai atravessar a serra, num lanço entre Padronelo e Campeã.

Desafio para a engenharia

A solução definida após estudo de impacto ambiental estima os custos de toda a ligação em cerca de 416 milhões de euros, não especificando qualquer estimativa em relação ao túnel propriamente dito. Assim, a A4 entre Amarante e Vila Real custará, no mínimo, e em média, 11 milhões de euros por quilómetro. Um investimento que se espera ajude ao desenvolvimento da região, mas também a evitar os numerosos acidentes registados todos os anos no IP4, onde já morreram desde 1993, mais de 250 pessoas.

Ainda nenhum organismo ou entidade tem pormenores sobre o túnel, \"uma vez que ainda se está a lançar o concurso, que inclui a concepção\", conforme disse, ao JN , fonte da Estradas de Portugal.

No entanto, um engenheiro com conhecimentos na área explicou que \"uma obra desta envergadura, que será em princípio constituída por dois túneis, um em cada sentido, tem de obedecer a regras muito rigorosas de segurança, ter várias ligações pedonais e de emergência entre túneis, ventilação forçada e iluminação adequada\".

Luís Bastos, da Associação de Utilizadores do IP4 (AUIP4) espera que \"o túnel venha a ter também radares fixos e video-vigiliância para garantir a melhor segurança possível aos condutores\".

O concurso, agora lançado, deixa, ainda, por decidir o traçado de seis quilómetros, que ligarão a localidade de Parada de Cunhos à A24, em Vila Real. Manuel Martins, presidente da Câmara Municipal de Vila Real, lembra que \"foi prometido executar este troço de ligação da A4 à A24, quando for lançado o troço entre Vila Real e Bragança\". O autarca recorda que, \"aquando do Estudo de Impacte Ambiental, nenhuma das soluções nesta zona obteve consenso\". Uma questão que espera \"vai ser ultrapassada, sobretudo agora que finalmente a obra parece que vai passar das meras promessas\", referiu.

Já Ricardo Martins, deputado do PSD, eleito pelo distrito de Vila Real, disse ao JN que \"já não era sem tempo\", considerando que \"o concurso foi lançado finalmente, muito graças à pressão da oposição na Assembleia da República\".



PARTILHAR:

Estrada Puebla/Bragança

IP4