No ano 2000, foram detectados em Vila Real 55 casos de cancro do pulmão. Destes, 58,1 por cento surgiram em fumadores e 49,9 por cento em não fumadores. Desses 55 casos, 48 eram homens e sete eram mulheres. A média de idades destas pessoas rondou os 64, 4 anos e quase todos os casos apareceram já em estado muito avançado da doença. Estes números levaram o Centro de Saúde de Vila Real II, localizado no Bairro Mateus, a aderir à campanha internacional "Quit and Win 2002", para informar os seus utentes dos malefícios do tabaco.

Actualmente, os números apontam para uma incidência de cancro do pulmão nos homens, mas esta tendência, segundo o director do Centro de Saúde de Vila Real II, Agostinho Salvador, "poderá inverter-se". Isto porque há cada vez mais jovens a fumar e este comportamento está a traduzir-se na "modificação da incidência das doenças relacionadas com o sexo feminino", como por exemplo bronquite crónica, sinusite, doenças do coração e vasculares cerebrais, cancro de todos os órgãos, mas em particular do pulmão e das vias respiratórias superiores. Doenças que, explica o director, "no passado eram mais frequentes nos homens".

Segundo as estatísticas, a incidência do cancro do pulmão no sexo feminino tem vindo a crescer nos últimos dez anos, ultrapassando a incidência do cancro da mama. E, ao fumar, uma mulher é causadora de "problemas de saúde que a ultrapassam quanto aos riscos que, como potencial futura mãe, faz correr o seu bebé".

Existem vários tratamentos para pÎr de lado os cigarros, mas o "essencial", segundo Agostinho Salvador, "é ter-se uma grande vontade para deixar de fumar". No entanto, quando se coloca o tabaco de lado, as melhorias na saúde, segundo os especialistas, fazem-se logo notar.



PARTILHAR:

Cuidados primários

Desagrado da comunidade