Agora, volta o tema à baila. O ensino de Português em algumas escolas da Direcção Escolar Católica estará em risco se não houver empenho por parte dos pais portugueses. O alerta é dado pela "Portuguese-Canadian Coalition for Better Education", que tem estado a fazer campanha no sentido de evitar que as Escolas de Santo António e São Sebastião fiquem sem o ensino.
Uma sondagem aos pais e encarregados de Educação vai determinar o futuro deste Ensino. A coligação alerta para o perigo desta tomada de posição, se a sondagem naquelas escolas não for favorável. Segundo a Portuguese Canadian Coalition for better education", se pelo menos 80% dos pais não votarem a favor da continuaçãqo do programa de Português nessas escolas, o programa termina já no próximo ano lectivo. Nesse caso, outras escolas se sguirão.
Seriam mais 5.000 crianças portuguesas a deixar de beneficiar do programa (até há pouco eram 9.000).
EMPENHO DOS PAIS
A coligação está também a apelar aos pais e membros da comunidade portuguesa que estejam presentes na Escola de Santo António (Gladstone, a norte da Bloor), no dia 4 de Junho, onde se irá falar dos resultados da sondagem. O "chaiman" da Direcção Escolar Católica de Toronto, J. Carnavale, fez, entretanto, chegar à Portuguese-Canadian Coalition for Better Education uma nota em que se diz apoiante dos Programas de Línguas Internacionais.
Recorda, na sua nota, que o Português é uma das quatro Línguas cujo ensino está integrado no dia escolar regular, lembrando que mais de 5 000 estudantes de diversas origens etnoculturais estão a receber ensino de Português em doze escolas daquela Direcção Escolar. Acentuou, ainda, que "aprender Português tem muitas vantagens, não apenas para os estudantes que chegam de Portugal e de outros países onde se fala Português, mas para outros, já que os mais recentes estudos dizem que a aprendizagem de uma terceira Língua facilita o ensino de Inglês, facilita um emprego futuro".
Por isso, acentua o "chairman" J. Carnavalle, "apoio firmemente a continuação do programa de Língua Portuguesa nas escolas de Santo António e São Sebastião, apelando aos pais para apoiarem também".
Antigo ministro da Defesa pode ir para Portugal



PARTILHAR:

Deixar os cigarros de lado

O ensino do Português em risco