Mais de mil jovens que frequentam o Ensino Secundário em vários concelhos da Região Norte participaram, ontem, no «Dia Aberto da UTAD», em Vila Real. Muitos deles poderão engrossar o contingente de seis mil alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Os \"candidatos\" da Escola Secundária de Vila Cova da Lixa, Felgueiras, foram dos primeiros a chegar. \"São 25 alunos do 11º ano de Ciências e Tecnologias\", explicava a professora Margarida Carvalho, que, com a colega Lina Guerrinha, participa nas visitas à UTAD há vários anos. Muitos destes alunos, que ontem visitaram o Museu de Geologia, Veterinária e a Escola de Enfermagem \"virão estudar para a UTAD, a exemplo do que já acontece com vários jovens da nossa zona\".

Na Biblioteca Central estava um grupo da Escola Secundária de Camilo Castelo Branco, localizado no centro de Vila Real. Vanessa Carvalho, 17 anos, é natural de Mondim de Basto. Filha de empresários ligados à exportação de granito, equaciona seguir Gestão, Informática ou Economia, \"para ajudar os pais\".

Os mais de mil alunos são provenientes de cerca de duas dezenas de estabelecimentos de ensino, respondendo a uma iniciativa que conta cinco anos e é organizada pela UTAD e pela União das Associações de Pais e Encarregados de Educação do Distrito de Vila Real. Segundo Pedro Melo, pro-reitor para as Relações Públicas, \"cada vez mais se nota o interesse de alunos de fora do distrito. Este ano, até tivemos um grupo de Vila Nova de Gaia\".

Pedro Melo acrescenta que \"70% dos alunos da UTAD estão deslocados das suas residências habituais. As estatísticas das entradas no último ano apontam para que cerca de 30% dos alunos são de Vila Real, a maioria deles do concelho. Mas o distrito do Porto já atinge uma quota de 23%. O Centro, incluindo Viseu e Aveiro, representa 5%\".

A UTAD ministra actualmente 37 cursos de licenciatura, três cursos de doutoramento, 24 cursos de pós-graduação e mestrado e dois cursos de complementos de formação, abrangendo áreas como as Ciências Agrárias, Ciências Exactas, Naturais e Tecnológicas e Ciências Humanas e Sociais. Tem mais de seis mil alunos e pólos em Chaves e Miranda do Douro (este, com apenas dois cursos e 300 alunos, corre o risco de fechar no próximo ano).



PARTILHAR:

Folclore português e russo na primeira Tasca do Aldeias de 2006

V Congreso Transfronterizo de Jueces