A Câmara de Vila Real anunciou ontem alterações ao Plano de Pormenor do Bairro dos Ferreiros para permitir a construção de um hospital privado no inacabado hotel do parque, obra que vai criar 250 novos empregos.

O presidente da câmara de Vila Real, Manuel Martins, disse que o hotel do parque, edifício inacabado há mais de duas décadas no centro da cidade, foi adquirido por um grupo francês, que cedeu parte do espaço ao Hospital da Trofa. No edifício serão construídas residências medicalizadas, um hospital privado e um parque de estacionamento para 140 lugares.

Mas, de acordo com o autarca, para a concretização do projecto era necessário proceder à alteração do Plano de Pormenor do Bairro dos Ferreiros, aprovado no âmbito do Programa Polis, que obrigava a que o edifício fosse aproveitado para hotel, e à demolição de dois pisos nas áreas superiores e inferiores do espaço. Em reunião extraordinária realizada quarta-feira, o executivo camarário aprovou por unanimidade a alteração ao uso e volumetria daquela estrutura.

O documento vai estar em discussão pública durante as próximas duas semanas e será, posteriormente, aprovado em Assembleia Municipal. Manuel Martins prevê que o processo esteja concluído até final do ano. O autarca salientou que o projecto poderá levar à criação de cerca de 250 novos postos de emprego. Manuel Martins disse que, por causa do fluxo de trânsito para a urgência do novo hospital, vai ser necessário proceder a alterações na via em frente à estrutura, as quais poderão passar pela construção de uma praça.

As iniciativas da autarquia para resolver o problema do hotel já se desenvolviam há bastante tempo, tendo a sociedade Polis servido de intermediário entre os proprietários e os investidores.

--------------------------------

Construção
Nunca acabada

A construção do Hotel do Parque iniciou-se em 1980, mas a obra nunca foi concluída, existindo actualmente apenas o esqueleto desta infra-estrutura. O edifício deixado ao abandono foi nos últimos anos ocupado por toxicodependentes, tendo já sido encontradas no seu interior duas pessoas mortas por overdose.



PARTILHAR:

Numero reduzido de agentes

Execução fiscal