O deputado socialista Rui Santos, eleito por Vila Real, anunciou que vai votar favoravelmente na quarta-feira o projecto de resolução apresentado pelo PCP que recomenda ao Governo a não introdução de portagens nas autoestradas A23, A24 e A25.

Rui Santos disse à agência Lusa que será, provavelmente, um dos poucos deputados do PS a votar a favor do projecto apresentado pelo PCP e contra a bancada parlamentar socialista. O deputado justifica esta tomada de decisão com a \"coerência com o passado\". Enquanto presidente da Federação do PS de Vila Real, Rui Santos mostrou-se \"frontalmente contra a introdução de portagens na A24\", que liga Viseu a Chaves, através de Vila Real.

Na altura, acusou o presidente nacional do PSD \"de ser o responsável por esta decisão e de chantagear o Governo de José Sócrates\". \"Para o PS de Vila Real é absolutamente claro. A eventualidade de haver portagens no interior tem um responsável com rosto e esse rosto chama-se Pedro Passos Coelho\", referiu. Rui Santos, eleito deputado em Junho, considera que apesar da grave situação financeira do país \"as razões sociais, económicas e históricas que conduziram ao lançamento destas infraestruturas no interior se mantêm\".

O parlamentar diz que a revisão dos acordos com as concessionárias \"agravará o custo das SCUT e a diminuição do tráfego que se perspectiva, tal como sucede actualmente noutras SCUT portajadas, deixa antever que pode não haver ganhos financeiros com estas medidas\".

Por sua vez, os deputados eleitos pelo PSD em Vila Real, Luís Ramos, Pedro Pimentel e Maria Manuela Tender, já fizeram saber que vão votar contra o projecto de resolução comunista. Em coerência com o que os sociais-democratas defenderam durante a campanha eleitoral, Luís Ramos afirmou à Lusa que deve ser aplicado o \"princípio do utilizador pagador\", salvaguardando, no entanto, \"isenções e reduções\" para a população local.

O deputado do PSD referiu que o Governo está a ultimar o processo de implementação de portagens nestas autoestradas, não estando ainda decidido quer o modelo quer a calendarização. António Serafim, da Comissão de Utentes Contra Portagens na A23, A24 e A25, referiu que esta entidade vai reunir durante a próxima semana para definir formas de luta contra as portagens que \"parecem cada vez mais inevitáveis\". Ao longo de toda a A24 já foram colocados os pórticos para cobrança de portagens, mas os responsáveis da comissão negam-se a baixar os braços.

Em 2004, o então primeiro-ministro, Pedro Santana Lopes, declarou que \"estas autoestradas cumprem princípios de justiça e equidade\" e que \"as populações beneficiárias são filhas da mesma família, gente da mesma pátria, cidadãos do mesmo Portugal\". Antes, enquanto chefe do Governo, Durão Barroso também afirmou que \"estas SCUT já eram remédio fora de prazo\". Mais recentemente José Sócrates classificou \"a A24 como a autoestrada da justiça\".



PARTILHAR:

Irmãos Alonsos

Douro e Tâmega