O Circuito Internacional de Vila Real, entre os dias 24 e 26, vai ser disputado por cerca de 150 pilotos dispersos por cinco provas, atrair milhares de visitantes e proporcionar oportunidades de negócio para os empresários locais.

“Estão criados os condimentos para termos uma grande festa, uma festa que marcará este que é o maior evento organizado no Norte do país no ano de 2016” afirmou hoje o presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos.

Pelo segundo ano consecutivo, o circuito urbano é palco para uma etapa do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC), com participação de Tiago Monteiro, e a novidade desta edição é a Taça da Europa de Carros de Turismo (ETCC), com Fábio Mota.

Serão disputadas cinco provas durante os três dias, com os campeonatos nacionais de velocidade incluídos, no total das quais “já há mais de 150 pilotos inscritos”.

Em 2015, terão assistido às corridas cerca de 180 mil pessoas durante os três dias e Rui Santos espera que esse número seja ultrapassado este ano.

“Temos também a expectativa de que possamos chegar ainda mais longe. No ano passado, chegamos a 46 milhões de pessoas através das transmissões televisivas”, acrescentou.

A uma semana do arranque do circuito, o autarca salientou que “está praticamente tudo pronto” e referiu que o investimento é inferior nesta edição, já que muitas das infraestruturas já estavam adquiridas e montadas, nomeadamente as ‘boxes’.

Houve, no entanto, um reforço de segurança, nomeadamente a nível de redes, e foram retificadas as ‘chicanes’ da reta de Mateus e da rotunda de Mateus, intervenções que deram resposta às críticas deixadas pelos pilotos no ano passado.

Porque o arranque do circuito coincide com o São João, as comitivas das equipas vão ser também convidadas para uma sardinhada no centro da cidade, a decorrer na noite de quinta-feira.

Na sexta-feira há música com um tributo aos Rolling Stones e, no sábado, atua David Fonseca.

Durante os três dias decorrerá ainda uma mostra de produtos regionais, uma iniciativa que envolve as autarquias da Comunidade Intermunicipal do Douro.

Rui Santos disse que acredita que o circuito é “uma oportunidade para toda a região fazer negócio” e prevê mesmo que “esse negócio ultrapasse os níveis de 2015”.

“Perspetivamos uma grande enchente na restauração, na hotelaria. As gráficas há uma semana que só estão a trabalhar para o circuito e há muitas empresas locais a trabalhar na montagem de todo o circuito”, frisou.

O autarca salientou que o circuito internacional é “uma marca de Vila Real desde 1931, uma marca sustentada e sustentável que se quer repetir no futuro”.

“Há quem goste e quem não goste de corridas, mas a generalidade, mesmo daqueles que não gostam, percebem a importância do evento e colaboram para que ele possa ser um sucesso”, concluiu.

Rui Santos falava aos jornalistas à margem da apresentação do novo nome e logótipo do centro comercial de Vila Real, que a partir deste fim de semana se passará a designar Nosso Shopping.

A ativação da nova marca será feita precisamente durante o fim de semana das corridas. Aberto desde 2004, o centro comercial possui 104 lojas e criou cerca de 2.000 postos de trabalho diretos e indiretos.
Lusa, Foto: José Sousa



PARTILHAR:

Miranda do Douro vai realizar Congresso Ibérico de Línguas Minoritárias

Mêda Capital Ibérica das Matilhas de Caça Maior