Cerca de mil alunos do 3º ciclo de 20 escolas transmontanas e do Porto participam hoje, em Vila Real, no Matutad, um jogo de computador que visa incentivar a aprendizagem da matemática.

O concurso é organizado pelo Departamento de Matemática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que no ano lectivo de 2003/2004 criou o Matutad, um jogo/programa de computador destinado aos alunos do 3º ciclo do Ensino Básico.

Segundo fonte da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, este programa permite uma aprendizagem lúdica da matemática, sincronizada com o ritmo normal das aulas.

Este jogo on-line está acessível a partir da página do departamento de matemática - http://www.utad.pt/matemat.

Matemática e novas tecnologias

Pelo terceiro ano consecutivo, esta actividade culmina com a realização de um concurso na UTAD, que vai contar com a participação de cerca de 1.000 alunos de 20 escolas da Região Norte, estando previstos prémios para alunos e escolas. Através do Matutad, os alunos podem aprender a matéria do 7º, 8º e 9º anos, seguindo a ordem pela qual a matéria é dada na escola. O programa tem cerca de 800 perguntas, que são feitas pelo Matutas e pela Utadina, duas personagens que vão também fornecendo aos alunos as várias hipóteses de resposta para as questões.

O objectivo é o de que, ao mesmo tempo que são incentivados para a aprendizagem da matemática, os alunos aprendam também a lidar com as novas tecnologias.



PARTILHAR:

21 horas do dia 6

Reforçar os cuidados de enfermagem