O bispo do Porto disse hoje que o caso do envolvimento entre uma jovem de Vila Real e um agora ex-padre “está a ser investigado pela Comissão Independente”, reiterando não se recordar de qualquer denúncia sobre o assunto.

Num comunicado enviado às redações, na sequência de notícias publicadas na quinta-feira e hoje no Jornal de Notícias e no Correio da Manhã que o envolvem por suspeitas de ter ocultado esta situação ocorrida há 18 anos, Manuel Linda referiu-se à situação como “um caso muito doloroso”, que é “público” e que está em investigação.

“É público que o caso está a ser investigado pela Comissão Independente, e é assim que deve ser. Esse trabalho de investigação, no qual tenho toda a confiança, é muito importante, e é o que pode trazer luz sobre toda esta dor, principalmente a das vítimas”, lê-se na nota escrita pelo bispo do Porto.

Esta resposta surge depois de o Correio da Manhã noticiar que uma jovem de Vila Real e o então sacerdote “mantiveram uma relação amorosa durante uma década” e que, já maior de idade, esta “ficou grávida”, resultando uma filha cuja custódia parental está atualmente em disputa.

Nas declarações feitas aos diários, a mulher revela que contou a situação a Manuel Linda, quando era seu professor de Religião e Moral numa escola de Vila Real, e que este terá desvalorizado.

Hoje, o bispo do Porto reitera que não se recorda “minimamente de nada parecido com essa denúncia”, mas não deixa de pedir “perdão” em nome da Igreja.

“Não me consigo recordar minimamente de nada parecido com essa denúncia. Se alguma vez tivesse recebido alguma denúncia, teria reportado imediatamente ao meu Bispo (…). Se alguma vez uma denúncia não teve acolhimento pela Igreja, só posso pedir perdão por essa falha”, lê-se na nota de imprensa enviada às redações.

Manuel Linda acrescenta que espera que “nunca uma denúncia como esta fique sem resposta e que qualquer vítima possa denunciar e partilhar essa dor”.



PARTILHAR:

Nova marca "Origem: Mogadouro" para comercialização dos produtos locais

Miranda recebe o guitarrista António Chainho e o ‘chef’ Renato Cunha