Vila Real voltou a ser o palco de mais um fim de semana corridas automóvel, nem a chuva que se fez sentir no sábado de manhã, afastou os milhares de pessoas que se digiram àquele que é considerado “o melhor circuito urbano do mundo”. Com alterações no programa das corridas devido ao cancelamento da prova das 6h, o Campeonato de Portugal de Velocidade (CPV) assumiu-se como a prova rainha do fim de semana mas com uma grelha reduzida.

É num dos melhores circuito do citadinos do mundo, que pilotos e equipas preparam-se para evitar ao máximo erros que por vezes pode sair caro e comprometer todo o campeonato, conforme afirma Diogo Ferrão CEO da Race Ready (organizador do CPV), “o Circuito de Vila Real é um circuito único, dos melhores circuitos citadinos do mundo, um circuito que tem uma atmosfera empolgante e excitante, mas também é um circuito que é um desafio, é tudo muito rápido, não há margem para erros, é aqui que se fazem os grandes heróis e aqui é que se distinguem os grandes pilotos, num circuito com estas características e estas condições”

Sendo o CPV a prova rainha deste fim de semana, verificou-se uma redução de pilotos presentes em pista, “nos gostamos muito do circuito, mas é certo que em termos de campeonato passamos de 25 a 29 inscritos nas últimas provas, para 16. O que mostra também que o circuito tem os seus desafios, e para as equipas não é um circuito que privilegiem, é um circuito que apesar de ter todo o ambiente e condições únicas, tem também os seus desafios e os seus problemas, e quando nós perdemos metade da grelha em Vila Real, é sinónimo que temos de pensar o porquê, e como podemos fazer para não acontecer. Nós acabamos por estar aqui presentes este ano, apesar de o Circuito ter posto todas as fichas numa prova que não se veio a realizar e em que moldes se vinha a realizar, e, portanto, é essa dicotomia que o circuito tem de avaliar o que quer fazer, para que as equipas queiram vir cá e serem acarinhadas”, afirma Diogo Ferrão.

Com grelha muito diversificada com carros de última geração, a organização do CPV pretende que num futuro próximo seja a prova com mais inscritos, “teriam de ouvir mais as queixas que as equipas e a organização tem, para tentarmos dar a volta e que o Circuito de Vila Real volte a ser a prova com mais inscritos no campeonato, e não a prova com menos inscritos. Era para ser as 6 horas e acabou por não a ser, mas as equipas portuguesas que também fazem um grande esforço para estar cá presentes, e arriscar os seus carros e os seus orçamentos, não se sentem tão acarinhados”, refere Diogo Ferrão.

A Race Ready são também os responsáveis por mais um grande evento nacional, que se realiza no Circuito do Estoril (Estoril Classics).

Este ano é a 7ª edição e a grande novidade será o regresso das motas, “não como corrida, mas como exibição, motas originais que correram em grandes prémios, abrindo também o passado histórico e conseguir mostrar às novas gerações, a parte das duas rodas que não estava presente no evento, esperamos novos públicos”.

Texto e Fotografias de Bruno Taveira


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Festival D´Onor celebra identidade transfronteiriça na raia de Bragança

Suspeito de tráfico de droga fica em prisão preventiva