Passar para o conteúdo principal
Diário de Trás-os-Montes
Montes de Notícias
  • Início
  • Bragança
    • Alfândega da Fé
    • Bragança
    • Carrazeda de Ansiães
    • Freixo de Espada à Cinta
    • Macedo de Cavaleiros
    • Miranda do Douro
    • Mirandela
    • Mogadouro
    • Torre de Moncorvo
    • Vila Flor
    • Vimioso
    • Vinhais
  • Vila Real
    • Alijó
    • Boticas
    • Chaves
    • Mesão Frio
    • Mondim de Basto
    • Montalegre
    • Murça
    • Ribeira de Pena
    • Sabrosa
    • St.ª Marta Penaguião
    • Peso da Régua
    • Valpaços
    • Vila Pouca de Aguiar
    • Vila Real
  • Reportagens
  • Entrevistas
  • Fotogalerias
  • Vídeos
  • Opinião
  1. Início
Ficará instalado no pavilhão de acolhimento empresarial do município de Vila Real

"Call center" para vigilância ativa no Douro Norte com apoio das câmaras

Lusa em Seg, 07/12/2020 - 11:58

O "call center" que entra em funcionamento na quarta-feira em Vila Real vai proceder à vigilância ativa de casos de infeção pelo novo coronavírus e conta com 14 técnicos disponibilizados pelos municípios e 13 profissionais de saúde.

O "call center" do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Douro Norte foi criado em parceria com as sete câmaras municipais da sua área de influência e destina-se a “apoiar a atividade da Saúde no âmbito da resposta à pandemia de covid-19”.

O ACeS Douro Norte disse hoje à agência Lusa que esta estrutura tem como “objetivo a realização de tarefas de vigilância ativa de casos”, é “supervisionada pela unidade de saúde pública” e “realizada em estreita articulação com as restantes unidades de saúde”.

O objetivo do "call center" passa por acelerar “os processos de contacto telefónico com utentes positivos e suspeitos, agilizar os isolamentos e a realização de inquéritos epidemiológicos, promover atempadamente as altas e a verificação de desfechos, permitindo, deste modo, incrementar a eficácia na interrupção de cadeias de transmissão de covid-19 na comunidade”.

Para o efeito, e nesta primeira fase, os municípios disponibilizaram 14 técnicos superiores, na maioria profissionais da área da saúde, que se juntam a uma equipa de nove enfermeiros e quatro médicos do ACeS.

De acordo com o agrupamento, além dos seus técnicos superiores os municípios forneceram equipamento informático e telefónico para garantir a realização dos contactos.

A equipa de técnicos das autarquias trabalhará sob a supervisão dos profissionais do ACeS, garantindo assim a “normalização de procedimentos e seu correto registo”.

Nesta fase, esta estrutura funcionará apenas para realização de contactos telefónicos com utentes, sendo que, no futuro, poderá também receber chamadas para o esclarecimento de dúvidas por parte da comunidade.

O ACeS Douro Norte considera que esta iniciativa “permitirá um avanço considerável na resposta à pandemia e é ilustrativo dos resultados que são possíveis obter com parcerias entre as diversas instituições locais, nomeadamente municípios e empresas, criando sinergias e potenciando recursos numa causa comum”.

Para a concretização deste projeto, o agrupamento de centros de saúde contou com a colaboração da empresa Randstad, que cedeu parte das instalações do seu "call center", instalado no pavilhão de acolhimento empresarial do município de Vila Real, recentemente inaugurado, tendo esta autarquia promovido o contacto que levou à parceria entre o ACeS e a Randstad.

 

 

A sua área de influência corresponde aos concelhos de Alijó, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião e Vila Real.

Unidades

Centro de Saúde Alijó

Centro de Saúde Mesão Frio

Centro de Saúde Murça

Centro de Saúde Peso da Régua

Centro de Saúde Sabrosa

Centro de Saúde Santa Marta de Penaguião

Centro de Saúde Vila Real I

Centro de Saúde Vila Real II


Facebook Twitter
Partilhar



+ Reportagens

Vila Real
Vila Real perde população, aumenta o turismo e atrai empresas

Os dados estatísticos da PORDATA revelam que Vila Real aumentou o número de empresas não financeiras, unidades hospitalares e alojamentos turísticos.


+ Entrevistas

Vila Real
"A música é quase como uma oração para me proteger"

“Entrevista com Diogo Seixas mais conhecido pelo nome artístico D-Lay, é um rapper Vilarealense, que desde muito jovem teve um gosto enorme pela musica. 

Vila Real
Rui Santos promete regressar em 2020, melhor que em 2019.

“Somos a mais pequena de todas as organizações completamente amadora a fazer um circuito com estas caraterística numa prova FIA, o segredo é isso a paixão o amor e é também a qualidade que colocamos na organização deste evento”, Rui Santos, Presidente da Câmara de Vila Real.

Vila Real
“A minha grande escola de vida foi o jornalismo”

Natural de Sabrosa, doutor em Cultura Portuguesa e mestre em Ciências da Comunicação, a Alexandre Parafita é-lhe escasso o tempo para ser tanta coisa, como professor, escritor, etnógrafo e jornalista, entre várias outras. 


+ Galerias

Caloirada aos Montes
50º Circuito Int. de Vila Real
Rock Nordeste 2019
Mouços - Srª da Pena - Vila Real
5º infowine.forum

+ Vídeos


Vídeo Promocional de Vila Real
Vila Real
Vila Real
Vila Real
Reino Maravilhoso
Alvão e Marão
Linha do Corgo  - Reportagens de 1960 a 1980
Linha do Corgo, de 1960 a 1980

Opinião

Retrato de chrys
Chrys Chrystello
Timor 45 anos depois
25/02/2021
Retrato de Preto
Ana Preto
Das palavras que nos desqualificam
23/02/2021
Retrato de Guerra
Luis Guerra
Olhares e paisagens
23/02/2021
Retrato de luis
Luis Ferreira
Salas virtuais
21/02/2021

+ Vistas (últimos 15 dias)

ASAE encerra Continente de Vila Real
// Vila Real
Salvou uma raposa e ganhou companhia diária ao jantar em Oleiros
// Bragança
Alegada vacinação ilegal contra a Covid-19 em Valpaços
// Valpaços
Minas de ferro de Moncorvo exportam primeiras 50 mil toneladas para a China
// Torre de Moncorvo
Homem encontrado morto na rua em Bragança
// Bragança

Publicidade Google

Publicidade


CRONISTAS

Retrato de Joao
João Pedro Baptista
Retrato de Bandarra
Carlos Ferreira
Retrato de Paulo
Paulo Fidalgo
Retrato de luis
Luis Ferreira
Retrato de henrique
Henrique Ferreira
Retrato de parafita
Alexandre Parafita
Retrato de chrys
Chrys Chrystello
Retrato de bj
Batista Jerónimo
Retrato de igreja
Manuel Igreja
Retrato de batista
Vítor Batista
Retrato de brito
João Carlos Brito
Retrato de Preto
Ana Preto
Para sugestões, informações ou recomendações: [email protected]

Formulário de pesquisa

Diário de Trás-os-Montes

© Diario de Trás-os-Montes (Desde 1999)

Proibida qualquer cópia não previamente autorizada.



  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Contactos
  • Login


Bragança

  • Alfândega da Fé
  • Bragança
  • Carrazeda de Ansiães
  • Freixo de Espada à Cinta
  • Macedo de Cavaleiros
  • Miranda do Douro
  • Mirandela
  • Mogadouro
  • Torre de Moncorvo
  • Vila Flor
  • Vimioso
  • Vinhais

Vila Real

  • Alijó
  • Boticas
  • Chaves
  • Mesão Frio
  • Mondim de Basto
  • Montalegre
  • Murça
  • Peso da Régua
  • Ribeira de Pena
  • Sabrosa
  • St.ª Marta Penaguião
  • Valpaços
  • Vila Pouca de Aguiar
  • Vila Real

Secções

  • Douro
  • Trás-os-Montes
  • Livros
  • Mirandês
  • Emigração
  • Diversos
© Diário de Trás-os-Montes