O "call center" que entra em funcionamento na quarta-feira em Vila Real vai proceder à vigilância ativa de casos de infeção pelo novo coronavírus e conta com 14 técnicos disponibilizados pelos municípios e 13 profissionais de saúde.

O "call center" do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Douro Norte foi criado em parceria com as sete câmaras municipais da sua área de influência e destina-se a “apoiar a atividade da Saúde no âmbito da resposta à pandemia de covid-19”.

O ACeS Douro Norte disse hoje à agência Lusa que esta estrutura tem como “objetivo a realização de tarefas de vigilância ativa de casos”, é “supervisionada pela unidade de saúde pública” e “realizada em estreita articulação com as restantes unidades de saúde”.

O objetivo do "call center" passa por acelerar “os processos de contacto telefónico com utentes positivos e suspeitos, agilizar os isolamentos e a realização de inquéritos epidemiológicos, promover atempadamente as altas e a verificação de desfechos, permitindo, deste modo, incrementar a eficácia na interrupção de cadeias de transmissão de covid-19 na comunidade”.

Para o efeito, e nesta primeira fase, os municípios disponibilizaram 14 técnicos superiores, na maioria profissionais da área da saúde, que se juntam a uma equipa de nove enfermeiros e quatro médicos do ACeS.

De acordo com o agrupamento, além dos seus técnicos superiores os municípios forneceram equipamento informático e telefónico para garantir a realização dos contactos.

A equipa de técnicos das autarquias trabalhará sob a supervisão dos profissionais do ACeS, garantindo assim a “normalização de procedimentos e seu correto registo”.

Nesta fase, esta estrutura funcionará apenas para realização de contactos telefónicos com utentes, sendo que, no futuro, poderá também receber chamadas para o esclarecimento de dúvidas por parte da comunidade.

O ACeS Douro Norte considera que esta iniciativa “permitirá um avanço considerável na resposta à pandemia e é ilustrativo dos resultados que são possíveis obter com parcerias entre as diversas instituições locais, nomeadamente municípios e empresas, criando sinergias e potenciando recursos numa causa comum”.

Para a concretização deste projeto, o agrupamento de centros de saúde contou com a colaboração da empresa Randstad, que cedeu parte das instalações do seu "call center", instalado no pavilhão de acolhimento empresarial do município de Vila Real, recentemente inaugurado, tendo esta autarquia promovido o contacto que levou à parceria entre o ACeS e a Randstad.

 

 

A sua área de influência corresponde aos concelhos de Alijó, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião e Vila Real.

Unidades

Centro de Saúde Alijó

Centro de Saúde Mesão Frio

Centro de Saúde Murça

Centro de Saúde Peso da Régua

Centro de Saúde Sabrosa

Centro de Saúde Santa Marta de Penaguião

Centro de Saúde Vila Real I

Centro de Saúde Vila Real II



PARTILHAR:

Vila Real aplica 500 mil euros para tornar floresta mais resiliente

Feira do Porco de Boticas vai criar plataforma ‘online’ para venda de fumeiro