A Associação Empresarial de Vila Real (NERVIR), a Câmara Municipal de Vila Real e a Junta de Freguesia de Mondrões estão a trabalhar em conjunto para promover e valorizar a olaria negra de Bisalhães, no concelho de Vila Real.

Neste sentido, a NERVIR editou, recentemente, um catálogo sobre a olaria de Bisalhães, que contou com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional. O documento contém várias peças catalogadas, memórias sobre algumas tradições, a referência aos oleiros em actividade e uma investigação sobre esta tradição, levada a cabo pelo Centro Regional de Artes Tradicionais e pela Associação dos Empresários Turísticos do Douro.

Da investigação concluiu-se que existem documentos escritos e arqueológicos que provam uma maior antiguidade da olaria em relação às datas apresentadas como as mais antigas. Sabe-se, por exemplo, que foi em Lordelo, no concelho de Vila Real, que a actividade ganhou expressão em finais da Idade Média e que é importante travar a extinção dos oleiros na região.
O catálogo sobre a Olaria Negra de Bisalhães encontra-se, agora, disponível ao público.



PARTILHAR:

Programa Polis

Câmara manda construir novo parque