A Biblioteca Municipal de Vila Real ainda não permite a requisição de livros e o seu sistema de aquecimento não funciona apesar do edifício ter sido inaugurado há dois meses, admitiu ontem o director da estrutura.

Hermínio Rodrigues, director da Biblioteca Municipal Doutor Júlio Teixeira, um investimento de cerca de três milhões de euros, garantiu que os dois problemas estarão resolvidos até ao final deste mês.
No caso dos cartões dos leitores, o responsável afirmou que foi necessário proceder a uma correcção pelo facto de ter sido escolhido um sistema de códigos de barras em detrimento da banda magnética, porque apresenta maior qualidade e durabilidade.

Hermínio Rodrigues disse, por outro lado, que se registou uma avaria técnica no sistema de aquecimento, obrigando ao recurso de aquecedores eléctricos até à resolução do problema. Reconheceu que o equipamento instalado inicialmente na biblioteca revelou-se incapaz de funcionar com as tradicionais baixas temperaturas de Vila Real, tendo uma descarga de energia na rede eléctrica avariado o software que controla o aquecimento.

Esta estrutura, inaugurada a 27 de Outubro, veio substituir a antiga biblioteca, que funcionava há alguns anos em instalações cedidas pelo Arquivo Distrital e onde não havia sequer espaço para colocar todos livros do acervo da biblioteca.

O novo espaço, que já foi visitado por mais de 5.000 pessoas, possui 35 mil monografias, mas capacidade total para mais de 100 mil obras. Dispõe ainda de salas de leitura, sala infanto-juvenil, zona dedicada ao conto e à animação, área de audiovisuais e sala polivalente, existindo computadores para autoformação e Internet grátis e sem fios.



PARTILHAR:

Comemorações do Dia do Município

Património natural