No distrito de Vila Real, nenhum dos seis presidente de câmara eleitos pelo PSD é oficialmente recandidato e cada um, a seu tempo, manifestará a sua vontade, disse hoje o presidente da distrital social-democrata.

“Aqui, nenhum dos seis presidentes de câmara do distrito é oficialmente candidato porque ainda nenhum manifestou vontade. A seu tempo, quando cada um achar o 'timing' mais oportuno manifestará isso”, afirmou à agência Lusa Fernando Queiroga, presidente da comissão política distrital de Vila Real do PSD e presidente da Câmara de Boticas.

Depois, acrescentou, a vontade será comunicada à respetiva concelhia e à distrital do partido e, só aí, será oficialmente candidato.

Os nomes de José Rodrigues Paredes (Alijó), Fernando Queiroga (Boticas), Mário Artur Lopes (Murça), José Manuel Gonçalves (Peso da Régua), Amílcar Almeida (Valpaços) e Alberto Machado (Vila Pouca de Aguiar) foram incluídos numa lista de candidatos às eleições autarquias deste ano divulgada na quarta-feira pelo secretário-geral e coordenador autárquico nacional do PSD, José Silvano.

“O que o secretário-geral disse é que quem é, neste momento, presidente de Câmara está automaticamente convidado a recandidatar-se, assim manifeste a sua vontade”, considerou Fernando Queiroga.

Agora, depende de cada autarca e das respetivas estruturas concelhias e distrital do partido, referiu.

Na sua opinião, o que se verificou na quarta-feira com a comunicação da direção nacional do PSD foi “uma falha de comunicação, tão só”.

“Não se conseguiu passar a ideia do que é uma coisa simples. Uma falha de comunicação que se lamenta porque cria entropias e cada um tem os seus ‘timings’, sabe quando é que deve anunciar a sua candidatura ou não”, frisou.

Na sua opinião, o que aconteceu “foi que a comissão política nacional veio mais uma vez reafirmar e publicamente, já o tinha feito nas reuniões, que apoia as todas as recandidaturas assim manifeste a vontade o próprio”.

Fernando Queiroga explicou que só para os casos em que o PSD é oposição é que o nome do candidato tem de passar pela concelhia, distrital e ser também homologado pela comissão política nacional.

“No nosso caso concreto, as comissões políticas concelhias e distrital já aprovaram cinco candidatos onde não somos poder, mas ainda não foram divulgados porque falta a comissão política nacional”, referiu.

O PSD é poder em seis dos 14 concelhos do distrito de Vila Real.

O PS preside aos municípios de Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Sabrosa, Mondim de Basto, Vila Real, Santa Marta de Penaguião e Mesão Frio.

No anúncio feito na quarta-feira, o PSD nacional dividiu a apresentação dos candidatos entre 77 nomes de atuais presidentes de câmara em exercício que se recandidatam aos mesmos municípios e 23 nomes homologados às próximas autárquicas.



PARTILHAR:

Financiamento de 2,6ME para projetos de parceria entre a UTAD e 40 empresas

Defesas apontam falhas à investigação da morte de Giovani