As Festas da Cidade de Vila Real tiveram início no passado dia 31 com uma exposição de caricatura, patente no Salão Nobre da Câmara Municipal local. Trata-se do VI Salão Luso-Galaico de Caricatura, que este ano tem como tema a saúde.

Osvaldo de Sousa, caricaturista, iniciou-se nas artes da caricatura em Vila Real no ano de 1981, e esteve presente na cerimónia de abertura desta exposição. O tema deste ano recaiu na "saúde" porque, segundo o caricaturista, "é um tema em que normalmente ninguém aposta, mas que pode dar azo a muita imaginação". Mas, além disso, na opinião de Osvaldo de Sousa, humor e saúde estão ligados. Porque, como referiu, "o que está em jogo no humor e no riso é, antes de mais, a saúde mental". "Através do riso", explica o caricaturista, "o homem despe-se de preconceitos, de interpretações erróneas e desequilibrantes, desmanchando complexidades e mostrando simplicidade na forma de enfrentar as situações". "Através da brincadeira", continua, "tomamos consciência da vulnerabilidade da condição humana, e que é enfrentando a vida que se pode resolver os problemas". Só por este motivo, o humor é, para Osvaldo de Sousa, "uma graça divina".

Actividades para todos os gostos

As iniciativas agendadas para este mês de festas são diversas. Isto para, como afirma o presidente da Câmara, Manuel Martins, "satisfazer todos os gostos e todas as idades". Exposições, teatro, uma corrida de touros realizada no passado domingo e que contou com a presença de João Salgueiro, José Miguel Callejan e Ana Baptista, a Feira do Livro, moda (um desfile que contará com a presença de Sofia Aparício e de Marisa Cruz), exposições, sabores e feiras irão animar a cidade durante 30 dias.

O desporto também não foi esquecido. Vão realizar-se o II Torneio da Cidade de Vila Real em Andebol, o Campeonato Regional 1/8 TT de Radiomodelismo, a XVII Volta a Trás-os-Montes e Alto Douro em Bicicleta, a VI Maratona Futsal, o torneio de actividades gímnicas, jogos de escalada e o Vila Real Street Basket.

A organização das Festas da Cidade está a cargo da Câmara Municipal e da Associação Comercial e Industrial de Vila Real, que disponibilizaram cerca de 225 mil euros (45 mil contos) para a sua realização.



PARTILHAR:

Velhinhos ainda rolam

Manuel Hermínio Monteiro