O Município de Alijó, através do PIICIE Alijó Educa+, reuniu 600 alunos do 5º ao 12º ano do Agrupamento de Escolas D. Sancho II para assistirem à iniciativa “Amar-te e Respeitar-te”, com o objetivo de os capacitar e dotar com ferramentas de diagnóstico e prevenção de comportamentos agressivos nas relações de namoro.

A iniciativa, que assinala também o Dia Nacional do Estudante, contou com a presença do músico Jimmy P e incluiu uma performance musical e teatral, assim como a apresentação do livro “Amar-te e Respeitar-te”.

A ação decorreu no Pavilhão Municipal de Alijó em duas sessões. O objetivo deste projeto passa por sensibilizar os alunos para as diferentes formas de violência, designadamente verbal, psicológica, relacional, física e sexual, e o desenvolvimento de uma Escola que estimule relações de género paritárias, que contribua para a cooperação entre géneros, que promova a autonomia, a resiliência e a autoestima, bem como a resolução não violenta e eficaz dos conflitos entre pares.

A ação é desenvolvida no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, financiado pelo Norte 2020, que tem também por objetivo a promoção do bem-estar emocional e a saúde mental de crianças e jovens, fatores indissociáveis do sucesso educativo.

É neste contexto que surge a necessidade de implementar ações que pretendem, em última instância, diminuir os índices de violência nas escolas e promover a cidadania, incrementando valores como tolerância, solidariedade, empatia, amabilidade, respeito ao próximo e altruísmo nos alunos, aumentando os fatores de proteção e diminuindo os fatores de risco.



PARTILHAR:

Criado Centro Académico Clínico de Trás-os-Montes e Alto Douro

Cerca de 300 participantes esperados em passeio de BTT