A Associação Comercial e Industrial de Vila Real (ACIVR) comemorou, ontem, o centenário, homenageando os sócios com mais de 25 e 50 e 100 anos como comerciantes.

A cerimónia incluiu também a tomada de posse dos novos órgãos sociais, eleitos na passada sexta-feira, e que contam novamente com a liderança de Fernando Cardoso, que cumprirá o terceiro mandato de dois anos à frente do organismo.

O presidente lamentou \"a crise económica e os problemas de concorrência das grandes superfícies e do mercado de origem asiática, que o comércio tradicional enfrenta, mas também a crise no próprio associativismo\".

Fernando Cardoso lembrou que \"hoje, as associações comerciais estão esvaziadas de poderes\", mas pediu \"aos comerciantes que se unam como única forma de fazer face à concorrência das grandes superfícies, inclusivamente efectuando compras em conjunto\". \"Um de nós pode comprar 100 quilos de arroz, mas se formos 100 compramos 100 vezes mais e já conseguiremos obter preços concorrenciais\", exemplificou.

Ainda assim, o dirigente mostrou-se \"confiante no futuro, sobretudo a partir do próximo ano\". \"Logo que comece a passar a crise, as pessoas gastarão mais e comprarão produtos de qualidade\", considerou .

Além disso, Fernando Cardoso acredita numa \"viragem na economia, como aconteceu por exemplo na Suíça\".\" Houve um período áureo das grandes superfícies, mas agora os consumidores estão a regressar ao comércio tradicional, graças à qualidade e ao atendimento personalizado, que dá frutos a longo prazo, equiparando as grandes superfícies às nossas feiras dos trapos\", disse.

A ACIVR conta com cerca de 1200 sócios dos municípios de Vila Real, Alijó, Murça, Mondim de Basto, Ribeira de Pena, Sabrosa e Vila Pouca de Aguiar.



PARTILHAR:

António Mourinho preterido

1ª morte este ano com tractores