Um homem de 60 anos morreu, anteontem, à noite, num acidente de tractor agrícola em Santulhão, Vimioso. O agricultor foi colhido pela máquina quando tentava fazê-la funcionar de empurrão.

Apesar de se ter precavido com algumas medidas de segurança, deixando o tractor travado e com alguns tijolos nas rodas, aquelas revelaram-se insuficientes e o veículo começou a trabalhar, galgando os obstáculos e colhendo a vítima, que teve morte imediata por esmagamento.

A máquina andou ainda desgovernada durante algum tempo. Uma fonte da GNR avançou que o tractor era antigo, o que poderá ter contribuído para aumentar o factor de risco.

Esta é a primeira morte este ano na sequência de acidentes com aquelas máquinas agrícolas. No ano passado, morreram, no distrito de Bragança, 14 pessoas na sequência de acidentes com tractores. As mortes têm aumentado de ano para ano em 2000 morreram duas pessoas, em 2001 uma, 2003 registou cinco mortos, houve seis vítimas em 2003 e, um ano depois, o número de mortos disparou para nove.

Em 2005 baixou para seis mortos e o ano passado foi negro com 14 acidentes, que na maioria dos casos acontecem por capotamento.No distrito estão registados 10 500 tractores. Em termos de sinistralidade rodoviária total na região, foram registadas seis mortes no ano passado e só no IP4 passam diariamente 7500 veículos.

Na tentativa de inverter a tendência, o Governo Civil de Bragança, em colaboração com a Direcção Regional de Agricultura do Norte e a GNR, avançou em Dezembro com o Plano de Acção Distrital de Combate à Sinistralidade com Tractores e Máquinas Agrícolas



PARTILHAR:

ACIVR comemora centenário

Com mandatos de detenção