Valor da propina para o ano letivo 2016/17 na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro mantém-se nos 1019 euros e Associação Académica consegue a inclusão de um quarto representante no Conselho Geral.

 

Foi aprovado na última reunião do Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) a manutenção do valor da propina nos 1019 euros para o ano letivo de 2016/17. 

A Associação Académica da UTAD (AAUTAD) já antes havia entregado à reitoria da academia transmontana um parecer em que defendia o não aumento da propina, tendo em conta que “não houve alterações significativas na situação económica dos alunos que consentisse o aumento desse valor”.

Assim sendo, esta medida vai de encontro à posição tomada pelo presidente da direção da Associação Académica e que, também, é membro do Conselho Geral da UTAD, como um dos representantes dos alunos.

“Na realidade, o debate sobre o valor da propina foi bastante consensual, tendo-se decidido pela manutenção do valor pelo terceiro ano consecutivo”, garantiu André Coelho, para quem “o ideal seria uma redução do valor da propina”.

No entanto, “e sendo essa valia menor, poderia eventualmente comprometer o fundo de apoio social, situação que não queremos que aconteça, antes pelo contrário, queremos ver reforçado este fundo, mas desta vez não imputando aos estudantes o ónus dessa responsabilidade, mas tentar junto dos órgãos competentes reforçar o mesmo”, fundamentou o dirigente académico.

Por outro lado, o Conselho Geral aprovou a alteração à proposta de revisão dos estatutos da UTAD, que prevê a inclusão de mais um estudante na composição do Conselho Geral. Para o presidente da AAUTAD, esta foi uma “longa luta, mas este ano conseguimos, de fato, aumentar a representatividade dos alunos”, passando de três para quatro elementos, naquele que é o órgão máximo da universidade transmontana.

Na opinião de André Coelho, que também integrou a comissão encarregue de elaborar a proposta de elaboração dos estatutos da UTAD, esta “foi uma vitória difícil”, admitindo mesmo ter havido alguma resistência por parte dos restantes membros do conselho.

 

 



PARTILHAR:

Comemorações dos 792 anos da atribuição do Foral a Murça

“Medicina na Periferia” em Armamar e Freixo