O 41º Circuito Dolce Vita de Vila Real realiza-se amanhã e domingo, mas as festas em torno do automobilismo já começam esta sexta-feira.

400 pessoas, incluindo polícias, bombeiros e voluntários estão a postos para receder 100 mil visitantes em dois dias.

\"Durante a noite de sexta (hoje) já vamos ter uma maior vigilância no terreno, porque é natural que apareçam por aí uns aceleras de madrugada\", disse ao JN, fonte da PSP de Vila Real.

Já de dia, e a partir de amanhã, e para além de polícias, estarão de serviço dezenas de bombeiros e cerca de 60 voluntários para ajudar a organização do Clube Automóvel de Vila Real (CAVR) em parceria com a autarquia.

Os treinos e as provas decorrem entre as nove e as 19 horas. Jorge Fonseca, presidente do CAVR recorda que \"participam nas provas 190 pilotos e embora não haja, ainda, corridas a contar para os campeonatos internacionais, já vão correr em Vila Real um piloto espanhol, outro polaco e oito franceses\". Presente desde hoje, está também um inspector da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) com vista à certificação do circuito urbano.

Os peões não pagam bilhete, mas o acesso às bancadas custa 15 euros no sábado e 20 no domingo. Para os dois dias, os bilhetes custam 30 euros.

Cerca de 15 mil árvores é quanto a organização gostaria de plantar no próximo Outono, com o orgulho de ser este o primeiro circuito verde em Portugal. Tal será possível, graças à venda de 15 mil lâmpadas energicamente eficientes, cuja utilização (em substituição das incandescentes) que garantem por si só, a reposição dos níveis ambientais. Custam cinco euros e valem uma árvore. Se não forem todas vendidas, a organização garante, a plantação de pelo menos quatro mil árvores.

A promoção da iniciativa, designada \"Dar à Luz\", está a cargo do Centro de Inovação em Gestão e Ambiente (CIGA), em parceria com a Phillips e as lâmpadas estão à venda na loja do circuito, no Dolce Vita Douro e em todos os pontos de merchandising.

Carla Santos, do CIGA, explica que \"estima-se que o 41º Circuito Automóvel irá libertar 325 toneladas de CO2\" . Só a substituição das lâmpadas já garante a reposição ambiental, mas além disso, os níveis serão melhorados porque deverão ser plantadas no mínimo, cerca de quatro mil árvores autóctones (carvalhos). Esta acção vai ser alargada pela CIGA a nível nacional numa campanha de sensibilização para o consumo energético e o equilíbrio do ecossistema\".



PARTILHAR:

Montante total de 53 589 079,55 euros

Gouvães do Douro