Os números são impressionantes. Desde Janeiro deste ano, foram registados, no distrito de Vila Real, 410 fogos e já arderam 80 hectares de mato. Ontem, até às 19 horas, as autoridades registaram 20 pequenos incêndios em mato e floresta.

\"Não há memória de tantos fogos nesta altura do ano\", disse, ao JN, o comandante do Centro Distrital de Operação e Socorros de Vila Real. Na semana passada, o número de ocorrências num só dia bateu todos os recordes 29.

Montalegre (ontem, com uma frente em chamas de três quilómetros), Vila Pouca de Aguiar e Boticas têm sido os concelhos mais fustigados pelas chamas.

\"Os bombeiros começam a ficar cansados e desanimados com tanto fogo e ainda só estamos em meados de Março\", sublinha Almor Salvador.

Este responsável disse, ainda, que um terço dos incêndios começa entre as 19 e 24 horas. \"Se não chover, o distrito pode estar a correr o risco de atravessar o pior ano de incêndios de sempre\", salientou.

Anteontem, em Montalegre, por exemplo, os bombeiros depararam com um fogo que se desenvolveu em oito locais diferentes. Segundo Almor Salvador, entre as principais causas desta vaga de incêndios nunca vista no distrito, em pleno Inverno, além das invulgares condições climatéricas, está a mão do homem queimadas mal controladas, fogo posto e falta de vigilância.



PARTILHAR:

23, 24 e 25 de Junho

Construção Civil