Há 12 cursos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) que correm o risco de encerrar já no próximo ano lectivo, caso não aumentem ao número de alunos candidatos ao primeiro ano. Licenciaturas como a de educadores de infância, que funciona no pólo de Chaves, e várias das chamadas engenharias clássicas e ciências agrárias poderão vir a deixar de existir, pois, tendo menos de 20 alunos, deixam de ser financiadas pelo Estado.

Na UTAD, este ano lectivo, das 1292 vagas postas a concurso pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, 1063 estão agora ocupadas, às quais se juntam mais 72 da Escola Superior de Enfermagem, o que representa uma taxa de ocupação, após a segunda fase do ingresso, de 87,8%.

Mas o reitor Mascarenhas Ferreira sublinha que \"se mantêm os problemas em relação a Agronomia, Engenharia Florestal e Ambiental, Engenharia Electrotécnica, Mecânica e Civil, só para citar alguns\".

A licenciatura de Educação de Infância, por exemplo, preencheu apenas 13 das 25 vagas colocadas a concurso e Antropologia, em Miranda do Douro, já encerrou, por falta de novos candidatos

Recorde-se que no âmbito da nova directiva do Governo, em que apenas os cursos com mais de 20 vagas preenchidas no primeiro ano têm direito a financiamento, e com o decréscimo sucessivo de alunos, a UTAD viu este ano reduzido o seu orçamento em 8,7%.

Mascarenhas Ferreira espera \"ainda ocupar mais algumas vagas dentro dos regimes especiais de acesso, incluindo para maiores de 23 anos\", e garante que \"há cursos com menos de 20 alunos, que a universidade assumirá sozinha até onde for possível\".\"Não podemos aceitar que os nossos cursos acreditados pela Ordem fechem, enquanto outros não acreditados continuam a funcionar, devido ao factor de proximidade dos alunos\", justifica.

Aquele responsável continua a reclamar a intervenção do Ministério da Ciência e do Ensino Superior \"Fechar cursos só porque têm menos de 20 alunos é penalizar ainda mais as instituições do interior em relação às universidades com localização geográfica mais vantajosa, porque em zonas mais povoadas\", refere.

Na UTAD estudam actualmente cerca de seis mil alunos, em quase 40 licenciaturas.



PARTILHAR:

Rio de Onor e Rionor parados

Faltam cozinhas tradicionais