Hoje, dia 23 de Dezembro de 2020, comemoraria mais um aniversário Nuno Lima Mayer Moreira. Para os Transmontanos o candidato a Deputado do CDS/PP em 2019, filho do Professor Adriano Moreira.
Crónicas de ...
No passado dia 25 de Maio de 2020 nos E.U.A. em Mineápolis, foi brutalmente assassinado George Floyd, que foi sufocado por um agente da autoridade, que se ajoelhara sobre seu pescoço por mais de 8 minutos, ingnorando os apelos e os avisos do próprio George Floyd, da sua dificuldade em respirar.
Os “Caretos de Podence” foram oficialmente reconhecidos no passado dia 12 de Dezembro, por decisão da Unesco, a “Património Imaterial da Humanidade”.
Foi com muito gosto que me foi possível participar numa conversa de um canal televisivo, juntamente com outros convidados, de modo a dar a conhecer melhor as ideias que defendo neste projeto, que é o desafio de ser candidato, às pessoas que vivem e trabalham no Distrito de Bragança e também paras as que aí pretendem fixar-se.
Há semanas escrevi uma crónica, na qual, referia a forma como devemos olhar para as nossas Aldeias, muitas delas entregues aos mais velhos, os que decidiram ficar, ou os que tendo partido regressaram, sendo os seus habitantes cada vez menos em números.
A verdade, é que nas diversas visitas que tenho feito a Grijó, em especial nos últimos meses, o silencio que encontrava nas ruas, nos becos, transformaram-se neste último fim de semana, na preparação da festa em Honra do “Divino Senhor do Calvário”.
Há em Portugal, cerca de 800 mil pessoas que têm a seu cargo, normalmente com quem estão relacionadas familiarmente, outras a quem prestam assistência, por estarem incapacitadas por motivos de idade avançada ou de doença incapacitante. Os cuidados informais são prestados por alguém que reside com o doente em situação de dependência, normalmente um familiar ou uma pessoa amiga, que faz esse trabalho por altruísmo, sem remuneração.
Há toda uma geração, segundo alguns estudos sociológicos, a nascida entre 1985 e o ano de 2000, que tem merecido uma maior atenção pelas aptidões que adquiriram e pela forma como se relaciona com o mundo, com o trabalho, com a política, apelidada como os Millennials.
Não podemos esquecer a importância que a água tem como elemento do qual depende a nossa vida, os recursos que fornece nas suas maiores concentrações (rios e mares), no desenvolvimento e garantia das atividades agrícolas, como fonte de energia evidenciada no aproveitamento das nossas barragens.
A doença oncológica apresenta taxas de incidência elevadas nos nossos dias. A conceção da dor e da fatalidade que lhe estão associadas, marcam negativamente o dia-a-dia dos doentes e das suas famílias. Esta também está relacionada com o aumento da esperança média de vida. Se por um lado, vivemos mais tempo, a probabilidade de um diagnóstico de uma doença oncológica aumenta; a verdade é que, com os avanços da medicina e a cronicidade da mesma, são cada vez mais os fatores de esperança, para os quais, devemos ter as melhores respostas ao nosso alcance.
No próximo dia 6 de Outubro, somos todos convocados a participar nas eleições legislativas, das quais, resultarão a eleição para a Assembleia da República, dos 230 Deputados distribuídos pelas diferentes forças politicas.