Chrys Chrystello

Chrys Chrystello

Reescrita e sanitização da língua e mente



Crónica 489- da reescrita e sanitização da língua e mente, março2023

Todos os dias vejo anúncios sobre a reescrita de livros (não pelos autores, já todos mortos) mas por polidores de mentes politicamente corretos que pretendem polir ideologicamente os textos para que sejam aceites pelos seus constituintes. Palavras como feio, negro, gordo, pequeno, serão polidas.

Os livros 007 de Ian Fleming vão perder o seu herói machista substituído por uma heroína e homossexuais a contrastar com a aquilo a que a saga nos habituou em mais de meio século. Este novo tipo de censura, mais apropriado às hostes de Donald Trump ou Bolsonaro, levou a que várias universidades nos EUA tenham banido livros (em vez de os reescreverem).

Em breve, tudo aquilo de que gosto será ilegal, perigoso, aditivo, imoral, demasiado inacessível , impossível, desaconselhado e eu terei de me precaver para não ficar sujeito a um qualquer comité da verdade orwelliana, pois como todos sabem 2+2=5 se o partido quiser.

Esta febre da reescrita que vem acompanhada da aberração da linguagem neutra (adotada nesta nova era brasileira) que dá uma noção de falsa segurança aos inseguros que a praticam. Modismos destes são bem indispensáveis numa altura em que a língua de todos nós é vítima de maus tratos e negligência por todos os que a mal sabem utilizar. Poucos se preocupam e muitos são arrebatados nesta onda.

Outra cena que me chocou foi ver o Lucky Luke sempre de cigarro descaído no canto da boca, agora sanitizado com uma flor em vez do cigarro. Ridículo. E eu que recentemente deixei de fumar por força de imponderáveis de saúde, terei de rever milhares de fotos minhas em que apareço a fumar e substituir o cigarro por algo inócuo e que não ofenda ninguém, o que é difícil. Tudo o que se diz hoje em dia tem a capacidade inaudita de ofender milhares, ou mesmo milhões de pessoas. Mesmo calados podemos ser acusados de estar a pactuar seja lá com o que for.

E livrem-se de reescrever os meus livros pois prefiro não ser lido a que me leiam numa escrita que não é a minha

Chrys Chrystello, [email protected]

Jornalista, Membro Honorário Vitalício nº 297713

[Australian Journalists' Association - MEEA]

Diário dos Açores (desde 2018)

Diário de Trás-os-Montes (desde 2005)

Tribuna das Ilhas (desde 2019)

Jornal LusoPress Québec, Canadá (desde 2020)

Jornal do Pico (desde 2021)



Partilhar:

+ Crónicas