O consumidor português de vinho do Douro é do sexo masculino, tem entre 35 e 49 anos e desloca-se ao supermercado para adquirir vinho desta região, segundo um estudo hoje divulgado pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto.

Elaborado pelo IVDP, o Perfil do Consumidor Português de Vinho do Douro revela também que a região do Douro é a que tem mais notoriedade junto dos consumidores inquiridos.

Segundo o instituto, 52,8 por cento dos inquiridos pelo estudo, a que a agência Lusa teve acesso, é do sexo masculino e 30,5 por cento pertence ao escalão etário de 35 e 49 anos, seguido dos inquiridos com idades compreendidas entre os 50 e os 64 anos.

O estudo conclui haver ainda \"um grande desconhecimento\" do consumidor acerca das marcas de vinho do Douro, assim como dos termos associados aos vinhos de qualidade.

Das cerca de 1.500 pessoas entrevistadas no interior de supermercados e hipermercados do Grande Porto e da Grande Lisboa entre Setembro e Novembro de 2005, 53 por cento afirmou que compra vinho do Douro para oferecer.

Do total de inquiridos, 46,3 por cento afirmou estar disposto a pagar entre três e seis euros por uma garrafa de vinho do Douro e 24,9 por cento mostraram-se disponíveis para oferecer entre seis e dez euros.

Estes preços referem-se à compra de uma garrafa num supermercado, local que foi apontado como sendo preferencial para adquirir vinho do Douro, por estar associado ao preço mais acessível e a uma maior proximidade de sua casa.

Em relação à preferência dos vinhos, o estudo permitiu concluir que o Douro está em primeiro lugar no Grande Porto, enquanto que em Lisboa é o Alentejo o preferido.

Relativamente à importância dos factores de compra de vinho do Douro, a Denominação de Origem Controlada (DOC) e o preço são os mais valorizados.

Contudo, aponta, existe falta de conhecimentos por parte do consumidor no que toca às marcas de vinho do Douro, apesar de 77 por cento dos inquiridos referir a marca como um factor a ter em conta na altura de adquirir o vinho do Douro.

\"Quando lhes é solicitado que refiram espontaneamente marcas de Vinho do Douro, a grande maioria não consegue identificá-las\", refere o IVDP.

Dos entrevistados, 59 por cento afirma consumir ocasionalmente Vinho do Douro, enquanto que 23 por cento referiram fazê-lo diariamente, sendo o vinho tinto o tipo de vinho do Douro mais consumido.

A ocasião apontada como preferida para o consumo de vinho do Douro é o jantar.



PARTILHAR:

Epicentro em Espanha

Pânico em palco