A Câmara de Vila Real homenageia na sexta-feira o escritor António Manuel Pires Cabral com a atribuição do seu nome ao Grémio Literário Vila-Realense, através do qual ajudou a divulgar a literatura transmontana e duriense, foi hoje anunciado.

“Pires Cabral foi o grande impulsionador e dinamizador deste equipamento. Foi o responsável ao longo de quase duas décadas pela divulgação de escritores transmontanos e durienses, que é uma das missões do Grémio Literário”, afirmou à agência Lusa a vereadora do pelouro da Cultura, Mara Minhava.

Com o seu trabalho, acrescentou, o escritor transformou o Grémio Literário Vila-Realense num “verdadeiro Observatório da Literatura Transmontana Duriense”.

“Ao longo de mais de 45 anos, o doutor Pires Cabral tem feito um trabalho dedicado e empenhado ao serviço da cultura e dos vila-realenses, portanto fez-nos todo o sentido atribuir o seu nome ao Grémio”, salientou Mara Minhava.

Esta é, portanto, “uma homenagem” a Pires Cabral e um “reconhecimento” pelo trabalho que ele tem realizado.

António Manuel Pires de Cabral nasceu a 13 de agosto de 1941 em Chacim, Macedo de Cavaleiros (distrito de Bragança).

Vive em Vila Real e é em Trás-os-Montes, no encontro entre o granito e o xisto, entre a serra e o rio Douro e a "sua" Terra Quente, que o escritor encontra inspiração para a sua obra. Atualmente, concilia a escrita com o trabalho no Grémio Literário de Vila-Realense.

Licenciado em Filologia Germânica, venceu os prémios Círculo de Leitores de 1983 com o romance "Sancirilo", em 2006 foi distinguido com o prémio D. Dinis, atribuído pela Fundação Casa de Mateus e, em 2021, venceu o Grande Prémio de Conto 2010 da Associação Portuguesa de Escritores (APE) com o livro "O Porco de Erimanto", editado pela Cotovia.

A sua obra literária inclui poesia, conto, romance e teatro.

"Algures a Nordeste" (1974), "Solo Arável" (1976) e "Desta Água Beberei" (1999) são alguns dos títulos publicados, aos quais se juntam os contos "Memórias de Caça" (1987) e "O Homem que Vendeu a Cabeça" (1987).

A cerimónia de homenagem a Pires Cabral realiza-se na sexta-feira, em Vila Real, data em que se assinala o 16.º aniversário do Grémio Literário.

Nesse dia será ainda apresentado o n.º 77 da revista Tellus.

Desde 2006 que o Grémio Literário Vila-Realense se assume como um organismo centrado na temática da literatura trasmontana e alto-duriense, sendo simultaneamente um observatório do seu desenvolvimento e um instrumento para a sua promoção, divulgação e estudo.



PARTILHAR:

Moncorvo disponibiliza 1.500 quilos de lenha para minimizar efeitos da inflação

Radares da PSP no mês de novembro de 2022