A iniciativa Vila Real - Capital da Cultura do Eixo Atlântico estreia na quarta-feira a obra musical 'Fuga de Bacho n.º 4', que junta o mundo do compositor Bach e de Baco, o deus do vinho.

A obra foi encomendada pela Capital da Cultura do Eixo Atlântico ao "Mistério da Cultura", um grupo constituído por músicos de Vila Real.

"'Fuga de Bacho n.º 4' aposta em ser um espetáculo pouco convencional que convida o público a saborear a música", afirmou hoje, em comunicado, Luís Santos, do "Mistério da Cultura".

A peça foi escrita pelo compositor Fábio Videira que revisitou a música de Johann Sebastian Bach.

"Em alguns momentos o público vai ser transportado para músicas do imaginário coletivo, no entanto, essas músicas não aparecem do nada. Não aparecem ali só porque são conhecidas. Aparecem porque, de uma forma ou de outra, têm ligação à música de Bach. E, assim, esperamos também surpreender o público", salientou Fábio Videira.

A obra foi escrita para piano, clarinete, violino e percussão, mas em palco vão estar também outros instrumentos menos convencionais.

Esta obra musical é coproduzida pelo Teatro de Vila Real.

As cidades de Vila Real e de Matosinhos partilham em 2016 o estatuto de Capital da Cultura do Eixo Atlântico, unindo-se sob o mote 'Do Douro ao Atlântico'.

A programação arrancou oficialmente em maio e estende-se até ao final do mês de outubro.

Para os últimos dois meses, Vila Real preparou cerca 100 eventos, com destaque para o primeiro Festival de Grafitti -- o Pitoresco, um cortejo etnográfico e o festival internacional Douro Jazz.

O final da Capital da Cultura ocorrerá no dia 29 de outubro, com dois momentos centrados na música clássica, nomeadamente o espetáculo "Clássicos excêntricos" e um concerto protagonizado pela Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.
Lusa



PARTILHAR:

Águas de Chaves e Verín arrecadam 6 prémios internacionais

Portugueses em França perderam "quase a ideia do regresso"