Os Hospitais de S.Pedro, em Vila Real, numa primeira fase, e os Hospitais Distritais de Chaves e de Macedo de Cavaleiros, numa segunda, são as três instituições transmontanas onde os doentes poderão usufruir do Serviço de Ciber-Enfermarias, implementado no âmbito do projecto «Portal do Utente Hospitalar».

Com este projecto, desenvolvido pela UTAD, pretende-se compensar as limitações funcionais dos doentes, através de computadores que estão ligados à Internet.
O Ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, esteve em Vila Real, na passada sexta-feira, tendo visitado uma Ciber-enfermaria do serviço de Ortopedia do Hospital de S. Pedro, implementada no âmbito do projecto «Portal do Utente Hospitalar» (Serviço Cooperativo de Extensão).
Assim, «bastará apenas a voz, um pequeno movimento, ou mesmo o pensamento, para poder controlar o computador e aceder à Internet», revelou Joaquim Godinho coordenador do projecto. De acordo com o mesmo responsável, o sistema «possibilita o acesso à informação e comunicação com o exterior, num processo de recuperação e reabilitação mais participativo e rápido, bem como a manutenção de algumas actividades sociais, profissionais e de lazer».

DTOM



PARTILHAR:

Sem documentação há cinco anos

Diocese de Vila Real