Vila Real voltou a viver as emoções da paixão de Cristo, com encenação da Via Dolorosa, uma iniciativa que atrai centenas de fiéis e turistas à cidade transmontana.

Depois de dois anos sem celebrações Pascais, Vila Real recebe mais uma edição da Via Dolorosa de Jesus Cristo, integrada na Semana Santa. A encenação teve início na Sé Catedral onde foi representado a Última Ceia e o Lava-pés de Jesus, deslocando-se até à Vila Velha, com a encenação de Jesus a Orar no Monte das Oliveiras, seguindo pelas principais artérias da cidade, com a “Procissão do Enterro do Senhor”, passando por locais emblemáticos, de interesse cultural e religioso, do centro histórico.

As representações cénicas ficaram a cargo da companhia de teatro vila-realense – Filandorra - que envolveu cerca de uma centena de pessoas entre atores profissionais, elementos do Coro Marco Aurélio e figurantes populares.

Dezenas de pessoas, entre residentes e visitantes, acompanharam com muito entusiasmo aos diversos episódios dos últimos dias de Jesus Cristo.

Esta iniciativa do Município contou ainda com o apoio da Diocese de Vila Real, que celebra a 20 de abril o seu centésimo aniversário.

Realizar-se-á uma eucaristia solene, com um concerto solene de órgão sinfónico, e vai ser também inaugurada a exposição “Memória Fotográfica”, no Museu do Som e da Imagem, que faz uma viagem documental por estes 100 anos.

Bruno Taveira


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Concluídos estudos de viabilidade para reabrir Linha do Douro até Barca d'Alva

2ª edição “Symposium Aqvae: Cidades Termais no Império Romano”