O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) defendeu a reativação da Linha do Corgo, que ligava Vila Real à Linha do Douro, no Peso da Régua, e que foi encerrada em 2009.

"A reabertura da Linha do Corgo é favorável à população e uma mais-valia para a região, nomeadamente para a área do turismo", disse Manuela Cunha, da Comissão Executiva Nacional do PEV, em conferência de imprensa.

Dizendo que a plataforma está em "bom estado", a dirigente entendeu que a sua reativação "não é nada de impossível".

Além disso, considerou que é preciso descarbonizar o país e fazer com que as pessoas usem menos a viatura.

Manuela Cunha recordou que Vila Real é capital de distrito e tem cerca de 6.000 estudantes, logo "só por isso" se justificava o investimento nesta ferrovia.

A Linha do Corgo é "só por si" um produto turístico dado o seu "enorme potencial", frisou.

Por esse motivo, e para não deixar o assunto cair no esquecimento, Manuela Cunha revelou que a 24 de março vão realizar uma caminhada pelo Corgo, entre Vila Real e a Régua, para demonstrar a sua importância e reclamar a sua reativação.

A Linha do Corgo foi suspensa em março de 2009, uma decisão tomada pelo Governo depois de uma inspeção que terá detetado que o percurso não estava nas melhores condições de segurança.

Na altura, o Governo anunciou um investimento na melhoria das condições de segurança da linha, mas esta acabou por fechar definitivamente, tendo sido retirados os carris e as travessas, mas mantendo-se o canal de 25 quilómetros.



PARTILHAR:

Estatuto de Jovem Empresário Rural prevê regime de benefícios fiscais

Autarquia alfandeguense adquire "Lagar D’El Rei"