Um túnel com um canal de voo circular, que ocupa mais de 300 metros quadrados, e uma piscina para fisioterapia e reabilitação de grandes animais são duas das principais novidades do futuro Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que deverá entrar em funcionamento em 2007.

O túnel de voo destina-se às dezenas de aves selvagens que todos os anos são tratadas e devolvidas ao seu habitat natural pela UTAD. A piscina para hidroterapia será destinada sobretudo à recuperação de cavalos, depois de acidentes ou fracturas, mas também a cães, por exemplo.

Segundo Carlos Sequeira, vice-reitor da UTAD para o planeamento, \"a obra propriamente dita vai custar mais de três milhões de euros, enquanto o equipamento necessário para o seu funcionamento, incluindo os blocos cirúrgicos, rondará 1,5 milhões\". Aquele responsável explicou que \"o hospital veterinário foi candidatado, em 2004, ao POCI 2010 (Programa Operacional para a Ciência e Inovação), e tem uma comparticipação de 68,7% no âmbito do FEDER\". O investimento para a construção, que na prática significa uma remodelação e ampliação das actuais clínicas veterinárias, que se revelam obsoletas e degradadas, foi aprovado recentemente pelo Governo. \"Falta apenas aprovar os montantes referentes ao equipamento, mas estamos em crer que a seu tempo também esse financiamento será assegurado\", acrescenta o vice-reitor.

Carlos Sequeira garante que \"será um hospital veterinário único na região e inovador, com auto-suficiência quase total, permitindo a pequena e média cirurgias, serviços de tratamento e enfermagem, bem como espaços de repouso (alojamento) e reabilitação, assegurando ainda a logística técnico-administrativa e a vertente pedagógica\".

O túnel para as aves terá um ambiente aproximado ao natural, com pavimento em terra batida, vegetação espontânea e pequenos arbustos, árvores e troncos. Será integralmente forrado a rede de arame plastificado.

A obra integra, ainda, entre outras coisas, uma cerca para cervídeos e várias galerias independentes da zona hospitalar (para consultas, vacinas, visitas). O espaço de cais passará a ser coberto.

A UTAD tem mais de seis mil estudantes, distribuídos por cerca de quatro dezenas de cursos. Tem sede em Vila Real e pólos em Chaves e Miranda do Douro (este último em risco iminente de fechar). O curso de Medicina Veterinária da UTAD abriu em 1986, e é frequentado à data por 462 alunos.

Ciências Veterinárias custam dez milhões

Em fase de análise continua, ainda, a \"menina dos olhos\" da Reitoria da UTAD. O edifício das Ciências Veterinárias, que implica um investimento de 10 milhões de euros, que inclui vários blocos de laboratórios, e que garantirá um interface com as áreas de Biologia Molelcular, Genética, Ciências Alimentares e Escola de Enfermagem. Um projecto que a UTAD espera venha a ser financiado pelo próximo Quadro Comunitário de Apoio, e que vai \"ancorar a universidade à volta das áreas referidas, quer no que toca ao ensino quer à investigação\", disse, ainda, o vice-reitor.

Outra obra que também já tem financiamento garantido é o restaurante universitário. Um milhão de euros é o investimento previsto para a ampliação da actual cantina, que passará a ter 300 metros quadrados e capacidade para 120 pessoas. Trata-se, na prática, de um edifício panorâmico, com vista para a cidade e para o campus universitário.

Por fazer também fica, para já, o edifício de Ciências Organizacionais e Empresariais, que pretende \"receber\" condignamente as áreas de Economia e Gestão da UTAD. Uma estrutura que, segundo Carlos Sequeira, \"já tem projecto preliminar submetido à tutela\".



PARTILHAR:

De Lisboa até Bragança e Vila Real de avião

Movimento Cívico «Por Mirandela»