A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) anunciou hoje que vai realizar testes à covid-19 a 92 estudantes do 4.º da licenciatura de enfermagem que regressam à prática clínica no centro hospitalar sediado em Vila Real.

“Quisemos fazer um rastreio à covid-19 dos estudantes que se preparam para retomar as atividades, para que possam exercer prática clínica com segurança para si e para os utentes do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD)”, explicou Maria João Monteiro, presidente da Escola Superior de Saúde Superior da UTAD.

Segundo a academia transmontana, com a suspensão das aulas presenciais, foram também suspensas as atividades no âmbito da unidade curricular ensino clínico de integração à vida profissional dos estudantes, as quais são consideradas “essenciais para que possam terminar o curso de licenciatura em enfermagem”.

A recolha de análises vai ser feita na terça-feira, na Escola Superior de Saúde, situada no campus da UTAD, por enfermeiras do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Douro I – Marão e Douro Norte.

As análises serão, depois, feitas no centro de testagem covid-19 da UTAD, que foi validado pelo Instituto Nacional Ricardo Jorge e integra uma equipa de 11 docentes, investigadores e estudantes de mestrado e doutoramento, em regime voluntário.

De acordo com a UTAD, neste centro foram realizados cerca de dois mil testes em cerca de um mês de funcionamento.

De acordo com o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia, o concelho de Vila Real contabiliza 154 pessoas infetadas com o novo coronavírus.



PARTILHAR:

Savannah entregou Estudo de Impacto Ambiental para mina de lítio no Barroso

Raio destrói cruzeiro no santuário do Naso