Vai decorrer amanhã (30 de junho), a partir das 10h, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a inauguração de um Novo Laboratório Científico, focado no desenvolvimento de estratégias inovadoras de alimentação animal sustentável.

Trata-se de um investimento que resulta de uma parceria estratégica entre a UTAD e a FeedInov CoLAB, um laboratório colaborativo pioneiro, que reúne empresas, instituições de investigação e entidades do setor agropecuário em Portugal.

 De referir que esta parceria representa um marco significativo, integrando especialistas de ambas as organizações para conduzir estudos avançados e desenvolver soluções inovadoras que promovam uma alimentação animal sustentável e ambientalmente responsável. A produção animal desempenha um papel importante na segurança alimentar global, mas também enfrenta desafios significativos relacionados com a sustentabilidade ambiental e bem-estar animal. Nesse sentido, a criação de um laboratório científico específico para a alimentação animal sustentável é um passo importante na direção certa. E sendo Portugal um país com uma forte tradição agrícola e pecuária, a criação deste laboratório científico vem fortalecer a posição do país como um centro de referência na pesquisa e inovação neste domínio, e demonstra um compromisso claro em liderar a transformação para uma produção animal mais sustentável.

 Segundo Ana Sofia Santos, CEO do FeedInov CoLAB, “esta infraestrutura de ponta fornecerá dados e informações fundamentais para a indústria de produção animal tomar decisões importantes em relação aos processos de produção, visando uma maior eficiência, menor impacto ambiental e melhor bem-estar animal”.

 Por sua vez, Emídio Gomes, Reitor da UTAD, expressa também o seu entusiasmo com os avanços que serão alcançados com esta “parceria estratégica entre a academia e uma das mais importantes e prestigiadas associações empresariais do setor agroalimentar”.

PROGRAMA

10h00- Receção (Átrio da Reitoria)

10h15- Visita e inauguração do Laboratório de Nutrição Animal

10h30- Visita às Unidades de Experimentação Animal

10h50- Visita às futuras instalações da Fábrica de Alimentos Compostos

11h15- Visita ao Canil da UTAD

11h30- Visita ao Kitchen Lab e obras do Laboratório de Análise Sensorial

11h45- Assinatura do Protocolo UTAD/ FeedInov (Átrio da Reitoria):

 Reitor da UTAD, Professor Doutor Emídio Gomes

 Presidente da Direção do FeedInov CoLAV, Engº Romão Braz

 “Estratégias de Alimentação Inovadoras para a Produção Animal Sustentável” (Engª Ana Sofia Santos, CEO FeedInov)




PARTILHAR:

Os Caretos a espalhar magia na ilha Terceira (Açores) durante 3 dias

PS questiona Governo sobre apoios a canhões antigranizo nas regiões vulneráveis