A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, abre na quinta-feira um espaço de culto multirreligioso para que os estudantes oriundos de 55 países possam praticar “livremente a sua fé”, foi hoje anunciado.

Com estudantes provenientes de vários países, a UTAD disse, em comunicado, que quer permitir que católicos, muçulmanos, ortodoxos, evangélicos e adventistas, entre outros, “possam praticar livremente a sua fé”.

Localizado no edifício da biblioteca, o espaço de culto multirreligioso foi pensado, segundo a academia, para ser “um lugar de paz e reflexão, aberto a todos os membros da comunidade académica, independentemente do credo que professem”.

“Nestes 30 metros quadrados, todos vão poder usufruir de condições mínimas para o recolhimento e a oração, de acordo com os seus rituais religiosos”, concretizou a UTAD.

Aberto das 12:00 às 17:30, este espaço de “tolerância religiosa quer promover a equidade e a inclusão de todos os membros de uma comunidade que é cada vez mais plural e multicultural”.

Este pretende ser, acrescentou a universidade, “mais um passo na consolidação da UTAD como um destino universitário global, inclusivo e multicultural”.

Na quinta-feira, representantes das várias confissões religiosas e o reitor Emídio Gomes, vão juntar-se numa cerimónia simbólica, durante a qual se fará uma oração pelas mais de 9.500 vítimas dos sismos que abalaram a Turquia e a Síria.



PARTILHAR:

Homem detido por suspeita de tráfico de droga

Bemposta recebe este sábado o Festival de Máscaras da Península Ibérica