A aprovação de um mestrado integrado em medicina é o grande desafio assumido por Carlos Sequeira, que hoje foi investido como novo reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real. Uma cerimónia que registou a emoção que embargou a voz de Armando Ferreira, no ponto final aos seus oitos anos no cargo.

Carlos Sequeira, 56 anos, admite que, conseguir o mestrado em medicina, «isoladamente, vai ser complicado» pois academia transmontana «não tem vocação na área da saúde». Acredita, no entanto, que será possível alcançar a meta em parceria com outras universidades, designadamente a do Porto, que detêm conhecimento na área da medicina. «Estou convicto que, a não ser que a tutela o não entenda, toda esta zona, entre o Vale do Sousa e Bragança, necessita de uma forte lufada de ar fresco na área da saúde», notou.

O novo reitor tem um plano de 77 medidas em que se inclui a criação de um parque de ciência e tecnologia, uma incubadora de empresas «por ser o ponto de partida para o empreendedorismo», para além da consolidação de outras infra-estruturas, como é o caso do pólo em Chaves. «Ou há uma revisão de qual é a estratégia para Chaves, ou teremos de congregar esforços em torno da sede, em Vila Real», frisou.

O pólo de Miranda do Douro deixou já de ter ensino regular. «Eventualmente poderá ter alguns cursos de Verão, que vão beber na especificidade do planalto mirandês».



PARTILHAR:

Passos Coelho exige explicações

EDP avança com barragem de Foz Tua