O primeiro centro exclusivamente vocacionado para os negócios do turismo em Trás-os-Montes e Alto Douro entrou ontem em funcionamento, em Vila Real, para prestar apoio aos investidores e transformar esta região num destino turístico de eleição.

O \"Turis Business Center\" ou Centro de Negócios para o Turismo resultou de uma parceria entre a Associação de Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR) e a Superação SPA Consultoria.

Cristina Coelho, responsável pela SPA, referiu que a missão do centro é \"contribuir para o desenvolvimento do turismo através da prestação de serviços de apoio ao investidor - particular ou institucional, nacional ou estrangeiro - em negócios de turismo\".

A responsável salientou que o turismo é já a terceira fileira mais produtiva na região transmontana, a seguir às agro-alimentares e à construção civil.

Apesar disso, os recursos existentes e as oportunidades de negócio andam completamente desconcertadas pois, segundo Cristina Coelho, não existe neste território nenhuma entidade com capacidade e vocação para formatar negócios, acolher investidores e interligá-los numa estratégia global de desenvolvimento.

O turismo no vale do Douro tem registado um aumento \"muito significativo\" nos últimos anos, nomeadamente o turismo fluvial, tendo subido o rio em embarcações turísticas 63 mil pessoas em 1997 e 180 mil em 2004.

Para Cristina Coelho a aposta tem que ir para um turismo de qualidade nesta região, mas conforme salientou, \"não é possível querer atrair turistas com poder de compra elevado e ao mesmo tempo alojá-los em pensões\".



PARTILHAR:

3 semanas em cativeiro

Viagem a Portugal