O PS quer «inundar» o correio eletrónico do ministro da Economia com mensagens a exigir o reinício da construção do Túnel do Marão, numa ação de protesto contra a suspensão das obras que dura há um ano.

Os deputados do PS eleitos pelos distritos do Porto e Vila Real subiram no dia 21 de maio à serra do Marão, até perto de uma das bocas do túnel, para anunciar uma ação de protesto para assinalar o \"escândalo\" de um ano de paralisação nas obras da Autoestrada do Marão.

Os trabalhos em toda a autoestrada foram suspensos a 27 de junho de 2011, por ordem da concessionária Autoestrada do Marão e alegadamente por razões financeiras.

Devido à morte, na segunda-feira, do militante número 10 do PS, Júlio Montalvão Machado, os socialistas suspenderam por dois dias todas as iniciativas político-partidárias no distrito de Vila Real.

Hoje, em comunicado, o PS anunciou que vai arrancar \"com uma campanha de protesto, que visa inundar o correio eletrónico do ministro da Economia com mensagens a exigir o reinício das obras do Túnel do Marão\".

Na carta a enviar a Álvaro Santos Pereira, os socialistas classificam a paragem das obras como uma \"situação gravíssima\" que o Governo, \"de uma vez por todas, tem que ser capaz de resolver\".

\"Na fase de construção, a obra assegurava cerca de 1.300 empregos e garantia trabalho para quase uma centena de pequenas e médias empresas. Uma vez construída, ficará ao serviço da economia, da segurança rodoviária e da qualidade de vida a que as populações do interior também têm direito\", refere o documento.

Os socialistas salientam ainda que a obra já \"foi executada em cerca 70 por cento e paga em quase metade\".

\"Senhor Ministro da Economia: é preciso superar este impasse. A passividade e inoperância do Governo quanto a este assunto não podem continuar\", pode ler-se ainda na carta.

O secretário do Estado das Obras Públicas, Sérgio Monteiro, garantiu na semana passada à agência Lusa que a \"obra é mesmo para avançar\" e referiu que o Governo vai reservar 200 milhões de euros de fundos comunitários para concluir a autoestrada.

Não há é prazo previsto ou anunciado.

A Autoestrada do Marão vai juntar-se à Autoestrada Transmontana, entre Vila Real e Bragança, que permitirá reduzir a sinistralidade em 23 por cento.



PARTILHAR:

\"Saem os jovens de um País que não os consegue fixar\"...

diocesebm.pt