O Tribunal de Contas concedeu "visto prévio" para a constituição da empresa Águas do Interior Norte, que englobará oito concelhos transmontanos na gestão do abastecimento de água e drenagem de águas residuais, anunciou hoje o município de Vila Real.

Em comunicado de imprensa, a autarquia de Vila Real realçou que esta é "a primeira experiência de intermunicipalismo" para os concelhos envolvidos: Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança, e Vila Real, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Sabrosa e Santa Marta de Penaguião, no distrito de Vila Real.

"É uma das primeiras empresas do setor a obter o crivo oficial do Tribunal de Contas", destaca a nota, considerando que será também "um exemplo para todo o país".

O município de Vila Real, presidido por Rui Santos, adianta ainda que "os próximos meses serão de árduo trabalho de alinhamento interno e introdução de todos os processos e procedimentos tendentes à operacionalização desta empresa".

O objetivo é que em janeiro de 2020 os clientes "comecem a receber em suas casas facturas já emitidas por esta nova entidade".

A sociedade intermunicipal Águas do Interior Norte irá assumir a gestão delegada dos serviços de abastecimento de água e drenagem de águas residuais nos territórios envolvidos para que estes serviços sejam efectuados "com qualidade, de forma eficiente, financeiramente sustentável e a um preço socialmente justo".

"O Visto do Tribunal de Contas culmina todo um processo prévio tendente à constituição jurídica desta empresa que teve início há cerca de dois anos com a elaboração dos estudos jurídico-financeiros que fundamentam a viabilidade económico-financeira da sua constituição. Tendo este processo de constituição sido já favoravelmente apreciado também pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos no final de 2018", explica ainda.

O processo foi conduzido pela empresa municipal Água e Resíduos de Vila Real, em "estreita articulação" com técnicos de todos os municípios envolvidos e com o auxílio de algumas entidades externas, num "meticuloso trabalho de equipa".

Foto: AP



PARTILHAR:

Fotografia dá a conhecer Alfândega da Fé através de portas e janelas

Brigantia Ecopark aberto a jovens com projetos para desenvolver