Com as estradas condicionadas e viaturas atravessadas na via devido à neve, a Proteção Civil de Vila Real pede aos automobilistas para escolherem trajetos alternativos e evitarem o Alto de Espinho.

 

Esta tarde confirmaram-se as previsões meteorológicas que apontavam como certa a queda de neve nas regiões montanhosas a norte do país. No Alto de Espinho, distrito de Vila Real, a neve e o despiste de um camião obrigou ao corte do IP4 à hora de almoço.

Já durante a tarde, por volta das 16h20, o Diário de Trás-os-Montes (DTM) contatou a Proteção Civil de Vila Real e a informação prestada foi que, de momento, a circulação faz-se, mas muito condicionada. Há várias viaturas atravessadas na via e a circulação faz-se com alternância de passagem.

A Proteção Civil garantiu, ainda, que os limpa-neves andam a trabalhar com o intuito de manterem as estradas livres, mas lançam o aviso para os automobilistas tentarem evitar a passagem pelo Alto de Espinho.

Assim, quem pretende viajar no sentido Bragança – Porto, poderá apanhar a A7 para Guimarães. Se por acaso, viajar no sentido Vila Real – Porto poderá optar pela A24 até Vila Pouca de Aguiar e, depois, apanha a A7 até Guimarães. 

Se por acaso, puder adiar a sua viagem, o DTM recomenda que o faça ou então se, por acaso, se quiser aventurar procure umas correntes próprias para colocar nos pneus. No entanto, todos os cuidados são poucos. Sendo que o ideal seria que, nestas alturas, todos os veículos tivessem tração às quatro rodas.

Quanto às previsões para os próximos dias, são de neve, sobretudo, no fim-de-semana, sendo que todos os distritos do norte se encontram sob aviso laranja. O que significa, “situação meteorológica de risco moderado a elevado”.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o sol regressará, em princípio, segunda-feira.  
 

 

 

 



PARTILHAR:

Ginásio do cérebro para exercitar idosos contra demências

ULS NORDESTE e CHTMAD em sintonia