O troço da Auto-Estrada 24 (A24) entre Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas abre hoje ao tráfego, colocando o Norte do país cada vez mais próximo da capital espanhola, anunciou ontem fonte da Estradas de Portugal. O último troço desta auto-estrada deverá abrir em 2007.

Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas ficam hoje mais próximas. Abre hoje ao trânsito o troço da A 24 que faz a ligação entre as duas cidades.
A concessionária Norscut prevê que o último troço desta auto-estrada, entre Fortunho (Vila Real) e a Falperra (Vila Pouca de Aguiar), abra em Julho de 2007. A construção da A24, antigo IP3, teve início no distrito de Vila Real 20 anos depois da primeira promessa de construção deste itinerário que ligará Viseu, Vila Real e a fronteira em Chaves.

Esta estrada cruza em Vila Pouca de Aguiar com a A7, permitindo uma ligação por via rápida de Guimarães até à fronteira, Verim e a capital espanhola, Madrid. O troço que abre hoje ao tráfego tem 18,6 quilómetros e conta com dois nós de ligação.

Na fronteira entre Vila Verde da Raia (Chaves) e a localidade espanhola de Feces de Abaixo vai ser construída uma ponte sobre um afluente do Tâmega, permitindo a ligação entre a A24 e a A52, que liga a Verim e a Madrid. O presidente da Câmara de Chaves, João Baptista, prevê que, com a conclusão da A24 e da ponte, o tráfego nesta região triplique.

A A24 vai funcionar em regime de Scut, em que o Estado se substituiu aos utilizadores no pagamento das portagens, e está a ser construída pela concessionária Norscut. O troço a abrir em Julho de 2007 entre Fortunho e Falperra tem 11 quilómetros, apresenta cinco viadutos e inclui o primeiro Ecoduto do país - Passagem Específica Superior para Grande Fauna. O Ecoduto pretende ajudar a acabar com o atropelamento de animais, nomeadamente os lobos, uma espécie protegida, e ainda corços e javalis, entre outros animais.
Pelo menos cinco lobos morreram atropelados entre 2003 e 2005 nas estradas que atravessam o Parque Natural do Alvão.

Esta auto-estrada atravessa uma área de Rede Natura onde estão identificadas duas alcateias de lobos, a da Sombra e a da Falperra.

A ligação de Vila Real a Vila Verde da Raia foi dividida em cinco troços, com construção quase simultânea e custará cerca de 370 milhões de euros. Com a conclusão desta obra, a viagem de Vila Real a Chaves passará a demorar apenas 30 minutos, evitando-se assim a sinuosa EN2, que actualmente demora mais de uma hora a percorrer.



PARTILHAR:

Barragem das Veiguinhas

Contencioso antigo