O candidato independente à Câmara de Sabrosa, José Marques, foi a surpresa das eleições de domingo no distrito de Vila Real ao derrotar o actual presidente, Orlando Vaz (PSD), que se recandidatava a um terceiro mandato.

José Marques encabeçou a primeira lista independente que se candidatou a um concelho no distrito de Vila Real e, segundo disse à Agência Lusa, ganhou a câmara por 49 votos de vantagem.

Enquanto festejava a vitória com centenas de apoiantes, o candidato independente classificou de \"histórica\" a vitória alcançada, mas garantiu que vai gerir a autarquia com a colaboração de todas as forças políticas do concelho.

Os independentes conquistaram dois mandatos, o PSD dois e o PS um.

\"Em cerca de dois meses de trabalho conseguimos mostrar ideias novas e projectos que vão tirar Sabrosa do marasmo em que estava há muitos anos\", afirmou José Marques.

Apesar de ter perdido a câmara de Sabrosa, o PSD mantém a liderança autárquica no distrito de Vila Real, com nove presidências nos 14 concelhos do distrito, já que conquistou a Câmara do Peso da Régua ao PS.

Nuno Gonçalves, que entrou pela primeira vez numa corrida eleitoral, venceu o socialista Vítor Almeida, que se recandidatava a um terceiro mandato à frente daquela autarquia.

Também o presidente da Câmara de Vila Real, Manuel Martins, foi domingo reeleito para um quarto mandato, derrotando o ex- governador civil, o socialista Artur Vaz.

Apesar da vitória na capital de distrito, o PSD perdeu um vereador para os socialistas, ficando com quatro mandatos contra os três alcançados pelo PS.

No meio da festa laranja que percorreu as ruas da cidade de Vila Real, Manuel Martins garantiu que vai ser o presidente de todos os vila-realenses, mesmo os que votaram contra si nestas eleições.

Por sua vez, o socialista Artur Vaz afirmou que nestas eleições o PS alcançou o melhor resultado de sempre no concelho de Vila Real.

\"Não foi desta vez que conquistámos a câmara, mas o futuro trará novas esperanças\", afirmou, garantindo que vai assumir o seu papel como vereador na autarquia local.

O PSD mantém o poder nos concelhos de Chaves, com João Baptista, em Boticas, com Fernando Campos, em Valpaços com Francisco Tavares, em Mesão Frio com Marco Teixeira, e em Mondim de Basto com Pinto de Moura.

Agostinho Pinto e Domingos Dias, presidentes pelos concelhos de Ribeira de Pena e Vila Pouca de Aguiar, respectivamente, reconquistaram estas autarquias pelas coligações PSD/CDS-PP.

O Partido Socialista mantém as câmaras de Santa Marta de Penaguião, com Francisco Ribeiro, Murça, com João Luís Teixeira, Alijó, com Artur Cascarejo, e Montalegre, com Fernando Rodrigues.



PARTILHAR:

Lei do Terço em causa

Junta de Freguesia de Ligares